Em 1929 ocorreu a quebra (crash) da Bolsa de Nova York quando foram colocadas milhões de ações no mercado sem haver compradores. Sobre essa crise econômica e seus desdobramentos que assolaram o mundo em fins da década de 1920 e início da década de 1930, assinale o que for INCORRETO. *
A) A União Soviética, por estar integrada aos mercados capitalistas, foi o país que mais sofreu com a crise, pois, sem máquinas para comprar e sem mercadorias para vender, não conseguiu desenvolver sua indústria.
B)A necessidade de conter a crise e de levar a economia norte-americana aos patamares anteriores levou o governo Roosevelt a implantar o New Deal, um plano amplo que, dentre outras características, contava com um programa de recuperação econômica.
C)A Alemanha que, a partir de 1923, contava com investimento norte-americano para retomar sua economia, em 1932 chegou a ter 45% de desempregados em sua população economicamente ativa.
D)O período conhecido como a Grande Depressão ocasionou a retração do comércio internacional, provocando milhares de falências e concordatas, trazendo sérios problemas sociais.
E)Na Europa, as instabilidades política e econômica, os ressentimentos gerados pelos tratados de paz, o sentimento de revanchismo, a rivalidade entre as nações, o desemprego, permitiram o desenvolvimento de grupos políticos radicais, de caráter nacionalista, tais como o fascismo e o nazismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra D
Explicação:
Respondido por
1
Em outubro de 1929 havia mais ações disponíveis do que compradores na bolsa de Nova Iorque. Isso causou a queda nos preços e os investidores norte-americanos faliram. Algumas consequências foram inúmeras falências, desemprego em massa e pobreza. Ela se espalhou por inúmeros países do mundo. Nos anos da Grande Depressão, a economia da União Soviética se encontrava em expansão. A URSS era um país socialista desde a revolução de 1917, e a crise de 1929 afetou os países capitalistas. Letra A.
A Quebra da Bolsa de Nova Iorque:
- causada pela superprodução, excesso de crédito e pela especulação.
- a crise afetou os países de diversas formas;
- foi o período de maior desaceleração da economia dos Estados Unidos;
- os países mais atingidos, além dos EUA, foram Alemanha, França, Canadá, Reino Unido e Itália;
- o sentimento de revanchismo pela Primeira Guerra mundial aliado aos efeitos da crise, criaram um contexto propício para o surgimento dos movimentos fascistas e nazista;
- O New Deal foi um programa de recuperação da economia norte-americana implementado por Roosevelt.
- O New Deal ampliava a intervenção do Estado na economia; realização de obras públicas para estimular a criação de empregos; controle de preços e da produção; e reativação do consumo;
- A crise de 1929 marcou a decadência do liberalismo econômico.
União Soviética na Crise de 1929:
- socialista; a crise de 1929 abalou profundamente os países capitalistas.
- não foi afetada pela crise.
- no período de 1929 a 1940 a produção da URSS triplicou;
- A URSS não era parte do mercado capitalista mundial, não sendo dependente destas relações. Por isso, saiu ilesa da Grande Depressão.
Crise de 1929 na Alemanha:
- abalou a estabilidade da economia da Alemanha;
- gerou desemprego em massa;
- destruiu as economias da classe média;
- o povo se encontrava desamparado;
- a hiperinflação e a crise abriram as portas para o nazismo.
Leia mais sobre a crise de 1929: https://brainly.com.br/tarefa/226150
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes