Em 1929 o mundo capitalista foi sacudido por uma grande crise econômica, logo após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Dez anos depois, grande parte da Europa foi devastada pela Segunda Guerra Mundial. Em 1945 percebeu-se que o liberalismo econômico não tinha uma resposta para recuperar rapidamente os países afetados. Neste ponto, muitos países capitalistas se voltaram para as ideias do economista inglês John Maynard Keynes.
Sendo assim, aponte os principais aspectos estudados sobre o chamado “keynesianismo”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Keynes sustentava não haver mais razão para se apoiar a política de um Estado passivo, que evita atuar na economia devido à crença no poder autorregulador da economia de mercado. Era preciso combater o desemprego e aumentar o nível de atividade econômica estimulando a produção de bens de capital e o consumo.
Em época de crise, ele recomendava que o governo ampliasse a quantidade de dinheiro na economia aumentando os gastos públicos ou reduzindo a carga de tributos.
“Assim, o desemprego poderia ser solucionado não pela mão invisível do capitalismo, mas pela intervenção do governo – nesse caso pela geração de um déficit orçamentário, o que significaria que o governo literalmente gasta mais do que arrecada” (HEYWOOD, 2010, p.69).
A injeção de recursos públicos na economia, subsidiando empresas privadas, investindo em obras de infraestrutura e até mesmo criando empresas “estatais” foram iniciativas que ajudaram grande parte do mundo a escapar do colapso que o final da guerra mundial parecia indicar.