Em 1928, Griffith relatou em um trabalho que Pneumococcus não capsulados podiam começar a apresentar cápsulas quando misturados com Pneumococcus capsulados e mortos pelo calor (figura abaixo). Em 1944, Avery e colaboradores demonstraram que o DNA era a molécula envolvida nesse processo. Posteriormente outros trabalhos mostraram que as bactérias, apesar de não apresentarem reprodução sexuada, podem receber genes de outras bactérias por três mecanismos diferentes de recombinação: transformação, transdução e conjugação.a) Que mecanismo de recombinação foi observado por Griffith? Explique como o DNA está envolvido nesse processo. b) Em qual dos mecanismos de transferência de material genético é necessário o contato físico entre as células bacterianas? Justifique sua resposta. c) Em qual dos três mecanismos os vírus bacteriófagos podem servir de vetores na recombinação bacteriana? Justifique sua resposta.
#UFF
Soluções para a tarefa
A) Resposta: O mecanismo é Transformação. Fragmentos do DNA da bactéria morta chegam ao citoplasma da
bactéria viva e se recombinam com seu material genético, conferindo à bactéria receptora a característica de
apresentar cápsula.
B) Resposta: O mecanismo é Conjugação, pois é necessária a presença do pillus interligando as células bacterianas
para que possa ocorrer a transferência do material genético.
C) Resposta: No mecanismo de Transdução. O material genético do vírus se integra ao genoma da célula bacteriana,
para que o ácido nucleico viral possa ser duplicado. Dessa forma, sequencias do DNA bacteriano podem permanecer
ligadas ao DNA viral e consequentemente serem transportadas por outra bactéria.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A) O mecanismo de recombinação observado foi o da transformação, por meio do qual fragmentos do DNA da bactéria morta são lançados no citoplasma da bactéria viva e se recombinam com o material genético celular, com isso a bactéria receptora apresenta cápsula.
B) O contato físico é necessário no mecanismo de conjugação, uma vez que se faz necessária a presença do pillus interligando as células bacterianas proporcionando a transferência do material genético.
C) Apenas no mecanismo de transdução o material genético do vírus se integra ao genoma bacteriano, possibilitando que o ácido nucleico viral possa ser duplicado e sequencias do DNA da bactéria permaneçam ligadas ao DNA viral e se transportem para outra bactéria.