Química, perguntado por bernardob5139, 1 ano atrás

Em 1911, Rutherford propôs um novo modelo para a estrutura do átomo baseado em um experimento no qual bombardeou um feixe de partículas alfa em uma finíssima lâmina de ouro (0,1 mm). Em um trecho do seu trabalho, ele descreveu parte de seu experimento com as seguintes palavras: "Foi quase tâo inacreditável como se atirássemos uma granada de 15 polegadas contra uma folha de papel e ela voltasse, atingindo-nos. Refletindo sobre o assunto, constatei que esse retorno deveria ser o resultado de uma única colisão e, quando fiz alguns cálculos, verifiquei ser impossível obter qualquer coisa dessa ordem de grandeza, a nâo ser que se tivesse um sistema onde a maior parte da massa do átomo estivesse concentrada em um núcleo diminuto. Foi, então, que idealizei o átomo como tendo um pequeno centro maciço e dotado de carga." RUTHERFORD. Ernest. The development of the Theory of Atomic Structure. 1936. In: NEEDHAM, J.; PAGE. W. J. Background to Modern Science. New York: The MacMflan Gompany, 1938. Se, em seu experimento, Rutherford tivesse utilizado uma lâmina de alumínio a quantidade de partículas alfa que sofreriam grandes desvios, quando comparada com a lâmina de ouro (J1J7.Au) seria a) maior, porque o alumínio forma lâminas mais finas que o ouro, sendo mais fácil ocorrer desvios. b) maior, porque nos átomos de alumínio, os prótons estão mais próximos uns dos outros do que nos átomos de ouro. c) menor, porque a massa dos átomos de alumínio é menor que a massa dos átomos de ouro. d) menor, porque o campo elétrico gerado pelo núcleo dos átomos de alumínio é menos intenso do que o formado pelo núcleo dos átomos de ouro. e) igual, porque independente do átomo, todos os núcleos contêm prótons que sâo positivos, repelindo as partículas alfa da mesma forma.

Soluções para a tarefa

Respondido por Thoth
20

Como o núcleo do átomo de alumínio (Z= 13) é muito menor que o núcleo do átomo do ouro (Z= 79), a possibilidade e o número de colisões no alumínio é menor.

O átomo de ouro tem mais prótons que o alumínio e gera um campo elétrico mais forte.

Observe que o potencial de ionização do Au é maior que o do Al, isto quer dizer que o ouro "atrai" mais fortemente os elétrons.


letra d)

Perguntas interessantes