Em 1905, um cientista que estudava a herança da cor da pelagem em camundongos (determinada por um par de genes alelos) verificou que esse tipo de herança não obedecia as proporções esperadas segundo as leis mendelianas. Assim, cruzando entre si camundongos de pelagem amarela (caráter dominante), nasciam camundongos de pelagem amarela e de pelagem castanha (caráter recessivo), mas respectivamente na proporção de 2:1, e não na proporção esperada de 3:1.Esse cientista realizou então cruzamentos-testes, cruzando os camundongos amarelos obtidos no cruzamento anterior com camundongos castanhos. Observou entre os descendentes a proporção fenotípica de 50% de camundongos amarelos e 50% de camundongos castanhos.A partir dos dados descritos no texto, é possível inferir que os camundongos nascidos com pelagem amarela no primeiro cruzamento possuíam genótipo a) hemizigoto.
b) heterozigoto.
c) com pleiotropia.
d) homozigoto recessivo.
e) homozigoto dominante.
Soluções para a tarefa
Sabendo que, a herança da cor da pelagem em camundongos é determinada por um par de genes alelos. Assim, cruzando entre si camundongos de pelagem amarela (caráter dominante), nasciam camundongos de pelagem amarela e de pelagem castanha (caráter recessivo), mas respectivamente na proporção de 2:1, e não na proporção esperada de 3:1.
Logo ele realizou cruzamentos-testes, cruzando os camundongos amarelos obtidos no cruzamento anterior com camundongos castanhos. Observou entre os descendentes a proporção fenópitíca de 50% de camundongos amarelos e 50% de camundongos castanhos.
Isso significa que é possível inferir que os camundongos nascidos com pelagem amarela no primeiro cruzamento possuíam genótipo heterozigoto, porque temos cromossomos homólogos com alelos diferentes, onde um é alelo recessivo e outro é alelo dominante.
Alternativa Correta: B