Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels redigiram o Manifesto do Partido Comunista, que foi amplamente divulgado em sua época Leia atentamente o trecho e responda às questões.
Manifesto do Partido Comunista (1848)
Sintetizando, os comunistas dão seu apoio a qualquer atividade revolucionária que se movimenta contra o atual estado de coisas, numa luta social e política, em qualquer parte do mundo
Como prioridade desses movimentos, a questão fundamental que se coloca é a questão da propriedade, revestida de que forma for, mais ou menos desenvolvida.
Concluindo, os comunistas estão empenhados na união e no entendimento dos partidos democratas de todo o mundo.
Os comunistas não dissimulam suas opiniões e seus objetivos, e disso se orgulham. Pregam Dissimular: esconder abertamente que seus objetivos só serão alcançados com a destruição violenta de toda ordem disfarçar social existente. Que a classe dominante se sinta ameaçada na iminência de uma revolução comunista! Que a classe operária nada perderá com ela, a não ser a sua prisão. Mas terão um mundo a conquistar
Proletários de todos os países, uni-vos!
MARX, Karl; ENGELS, Friednch. Manifesto do Partido Comunista São Paulo: Global, 1984. p. 45.
3)Releia atentamente o trecho do manifesto, analise a imagem e sua legenda e responda:
A) A quem se dirige e o que propunha esse texto?
B)Em que tom essa proposta foi redigida? Procure selecionar trechos que justifiquem sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Pela minha interpretação, isso foi o que compreendi:
A) Esse texto se dirige ao proletariado, aos trabalhadores do século XIX.
Esse texto propõe uma revolução comunista tanto política quanto social como forma de reação às condições socioeconômicas e trabalhísticas da época. Ela propõe o fim da hierarquia social, ou seja, das classes sociais.
B) Achei essa pergunta meio vaga, mas vamos lá:
Um tom conativo e revolucionário.
"Proletários de todos os países, uni-vos!" -Um convite a juntar-se à revolução.
"Que a classe dominante se sinta ameaçada na iminência de uma revolução comunista!" -Expressando que o tom é revolucionário não só pela menção da revolução em si, mas pelo ideal de mudar o que está vigorando na sociedade.
"Que a classe operária nada perderá com ela, a não ser a sua prisão. Mas terão um mundo a conquistar." -Apresentação de algo atrativo para os proletários, de modo a convencê-los a participar da revolução.