Em 1833, Hans Christian Andersen publicou seu livro Contos, em que consta A roupa nova do Imperador. Leia, a seguir, o início dessa narrativa e assinale a alternativa incorreta:
Há muitos e muitos anos vivia um imperador que gostava tanto de roupas novas e bonitas que gastava todo o dinheiro que tinha com a sua elegância. Não tinha o menor interesse pelo exército, nem dava importância a ir ao teatro ou fazer passeios de carruagem pelo campo, a menos, é claro, que isso lhe desse oportunidade para exibir roupas novas. Tinha trajes diferentes para cada hora do dia, e, assim como se costuma dizer que um rei está na sala do conselho, desse imperador o que sempre se dizia era: “No momento ele está no seu quarto de vestir.”
Não faltavam diversões na cidade onde o imperador morava. Estrangeiros estavam sempre chegando e partindo, e um dia lá chegaram dois vigaristas. Afirmaram ser tecelões e disseram saber como tecer o tecido mais deslumbrante que se podia imaginar. Não só as cores e os padrões que criavam eram extraordinariamente atraentes, como as roupas feitas com seus tecidos tinham também a característica singular de se tornarem invisíveis a todos que eram inaptos para sua ocupação ou irremediavelmente burros.
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( x ) A linguagem absolutamente rebuscada do trecho é uma das características do sucesso dos contos de Andersen.
( ) A ausência de nomes próprios dos personagens, apenas as referências “Imperador”, “estrangeiros” e “vigaristas”, aponta a escolha do autor de não individualizar os personagens, criando maior empatia entre os leitores, além de uma generalização que amplia o alcance da estória.
( ) O início do conto “Há muitos e muitos anos” indetermina a localização no tempo, conferindo à narrativa uma espécie de validade atemporal.
( ) Outros contos de Andersen são A pequena vendedora de fósforos, O patinho feio e A pequena sereia.
( ) O conto se estrutura a partir de noções de demonstração de inteligência, de poder, de verdade, e da vergonha de não se admitirem as próprias impressões diante das evidências.
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Resposta:
A linguagem absolutamente rebuscada do trecho é uma das características do sucesso dos contos de Andersen
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