Em 1823, o presidente americano, James Monroe, criou uma teoria que justificou a política imperialista dos Estados Unidos no continente americano, a Doutrina Monroe. Defina-a e cite suas principais características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Basicamente, a Doutrina Monroe se resume ao não estabelecimento de novas colônias nas Américas; a não intromissão europeia em assuntos internos dos países americanos; e, em contrapartida, não intervenção estadunidense em assuntos e conflitos dos países europeus.
Explicação:
A Doutrina Monroe pode ser considerada um conjunto de preceitos da diplomacia dos Estados Unidos em relação aos interesses europeus pelas nações do continente americano. Com efeito, foi anunciada em 2 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano, pelo então presidente James Monroe (1758-1831), que governou o país entre 1817 e 1825.
Por conseguinte, esta declaração pode ser considerada como o princípio basilar da política pan-americana estadunidense na época, quando assume simbolicamente o papel de líder do continente. Na prática, estabeleceu os Estados Unidos numa posição contrária ao re-colonialismo europeu, sendo parte da política isolacionista norte americana desde sua fundação como República.