1. Considere os seguintes processos:
I. Uma hidra forma brotos, originando novas hidras.
II. Um lobo macho acasala-se com uma fêmea, originando três filhotes.
III. Abelhas fêmeas e férteis produzem gametas femininos que formam novos indivíduos sem que ocorra a fecundação por espermatozóide.
Caso ocorra uma alteração ambiental desfavorável que pode afetar as populações, identifique, dentre as situações acima, aquela cujos descendentes terão maior sucesso adaptativo. Justifique sua resposta
AJUDA
Soluções para a tarefa
Resposta:
II, pois a reprodução sexuada com troca de gametas e a gestação (com o feto dentro do corpo da mãe) promovem, respectivamente, maior variabilidade genética e probabilidade de mutações e maior proteção ao bebê permitindo-o alcançar a idade adulta.
Explicação:
Os descendentes de lobo na (II) possivelmente terão maior sucesso adaptativo em casos de alterações ambientais desfavoráveis, uma vez que os lobos se reproduzem sexuadamente, e seus descendentes terão maior variabilidade genética, vantagem que pode garantir a sobrevivência de uma parte da população. Por outro lado, os descendentes da (I) e (III) foram originados por reprodução assexuada e, como esses indivíduos são geneticamente idênticos, uma alteração desfavorável nas condições ambientais pode eliminar toda a população de uma vez.