Em 1823, num episódio conhecido como Noite da Agonia, o brigadeiro José Manuel de Moraes, a mando do imperador D. Pedro I, invadiu a sede da Assembleia Constituinte no Rio de Janeiro, a fim de decretar a suspensão da elaboração de uma constituição para o Brasil. Com a dissolução da Assembleia Constituinte, D. Pedro I nomeou o Conselho de Estado, que elaborou uma nova Constituição, seguindo as orientações do imperador. Com relação à Constituição de 1824, analise as afirmações a seguir, considerando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Constituição de 1824 definiu o presidencialismo como forma de governo.
( ) A Constituição instituiu o Poder Moderador, aproximando o governo de D. Pedro I a um governo absolutista.
( ) O Poder Moderador seria exercido pelos membros do Conselho de Estado.
( ) Apesar da criação do Poder Moderador, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram mantidos.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F, F.
Alternativa 2:
V, V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
V, V, V, F.
Questão 3 de 10
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 2:
V, V, F, V.
Explicação:
(F) A Constituição de 1824 definiu o presidencialismo como forma de governo. - O modelo de governo adota foi o da monarquia constitucional
(V) A Constituição instituiu o Poder Moderador, aproximando o governo de D. Pedro I a um governo absolutista. - Descrito nos Artigos 98 ao 101
(F) O Poder Moderador seria exercido pelos membros do Conselho de Estado. - Só o imperador poderia usufruir desse mecanismo.
(V) Apesar da criação do Poder Moderador, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram mantidos. - O poder moderador manteve os outros poderes ativos mas com a ação de dissolve-los.
erislanialucena:
Alternativa que marcou é uma e as respostas são outras
Perguntas interessantes