História, perguntado por emanuellisouza, 9 meses atrás

Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra. Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português. Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807. Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil. De acordo com o texto qual foi a estratégia utilizada por Portugal para escapar da conquista francesa?

5 pontos

D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para a Inglaterra.

D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para a Espanha.

D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.

Nenhuma das alternativas.

Com o objetivo de tornar o Rio de Janeiro semelhante a Lisboa, ou seja, a capital do Império português, D. João criou várias instituições no Brasil. Uma dessas realizações foi a criação da Imprensa Régia, que publicou folhetos, livros, notícias e outras informações pertinentes ao que acontecia no Brasil, melhorando o acesso a informação e a comunicação. Com isso, foi criado o primeiro jornal do Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro em 1808. Além do Banco do Brasil e da Imprensa Régia, foram criadas por D. João : Academia Militar e da Marinha, Real Biblioteca, Real Teatro São João, Academia Imperial de Belas Artes. Tais instituições contribuíram para a difusão da cultura e conhecimento para a nação. Considerando o contexto e a administração joanina no Brasil, responda: qual o objetivo de D. João ao investir no Rio de Janeiro?

5 pontos

O objetivo de tornar o Rio de Janeiro semelhante a Espanha.

O objetivo de tornar o Rio de Janeiro semelhante a capital do Império inglês.

O objetivo de tornar o Rio de Janeiro semelhante a capital do Império francês.

Nenhuma das alternativas.

Guerra dos Emboadas (1707-1709) - Em 1693 com a descoberta do ouro pelos paulistas na atual cidade de Sabará (Minas Gerais) e em regiões próximas; ocorreu um grande deslocamento de pessoas para a região das Minas Gerais. Nos primeiros anos de mineração, ocorreram vários conflitos na região das minas. O maior deles teve origem na disputa pelo ouro entre os paulistas, que o descobriram, e os forasteiros (portugueses e pessoas de outras regiões do Brasil), que queriam explorá-lo. Os portugueses foram apelidados pelos paulistas de emboabas. A exploração do ouro gerou conflitos, principalmente quando os paulistas decidiram proibir a entrada dos “emboabas” na exploração aurífera. Os emboabas liderados por Manuel Nunes Viana, iniciaram um conflito armado que se estendeu por 2 anos. Os emboabas venceram a guerra e continuaram a explorar ouro. A Metrópole portuguesa enviou um novo governador ao Rio de Janeiro e criou a Capitania de São Paulo e a de Minas Gerais, até então pertencentes ao Rio de Janeiro. De acordo com o texto quem venceu o conflito?

5 pontos

O conflito foi vencido pelos emboabas (forasteiros).

O conflito foi vencido pelos brasileiros.

O conflito foi vencido pelos ingleses.

Nenhuma das alternativas.

Os altos impostos somados ao controle do comércio pelos portugueses e a fome, decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e depois de expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias. Os rebeldes pernambucanos, em meio a experiência republicana, estabeleceram: uma bandeira própria, abolição de vários impostos, aumento dos salários dos soldados, liberdade de imprensa e tolerância religiosa. Considerando a Revolução Pernambucana de 1817, responda: apresente dois motivos que levaram ao movimento separatista.

5 pontos

Altos impostos e controle do comércio pelos portugueses.

Fome em consequência da alta produtividade agrícola e baixos preços.

Crítica à Napoleão Bonaparte e ao bloqueio Continental.

Nenhuma das alternativas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por brufarias02
4

Resposta:

1) alternativa c

2) altermativa d

3) alternativa a

4) alternativa a


joaoutimente: Valeu
Perguntas interessantes