História, perguntado por josiassamuel5475, 10 meses atrás

Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na batalha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre. Na formação desse novo estado pode-se destacar a) um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros. b) a adoção do sistema parlamentarista. c) a participação política dos indígenas e negros. d) um poder central muito fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa. e) a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloh39
244

Resposta:

letra E

Explicação:

A Revolução Americana foi um movimento de caráter separatista, que teve a sua influência baseada no Iluminismo (movimento que questionava o Antigo Regime e o Pacto Colonial). Sendo a letra E a alternativa correta, uma vez que o Iluminismo, em voga na Europa, defendia a primazia do direito, consolidado na Liberdade política manifesta no sistema representativo presidencialista e federativo. Por outro lado, permaneceram várias restrições: aos indígenas, às mulheres e aos negros.

EU ACHO

Respondido por dudaaraber
60

Resposta:

Alternativa E

Explicação:

A Constituição assinada pelos Treze Estados recém-independentes tinha entre seus princípios o federalismo, a divisão de poderes, a liberdade de expressão e pensamento, garantindo uma série de direitos aos cidadãos americanos. A adoção do federalismo implicou a manutenção de autonomia dos Estados, mas que estavam sob a organização de um poder central bem estabelecido

na figura do “presidente”.

Alguns desses princípios sustentados pela declaração de independência retomam pontos defendidos pelos filósofos iluministas.

Perguntas interessantes