Em 1755, foram promulgadas duas leis concedendo plena liberdade aos índios e tirando das mãos dos missionários a autoridade civil e religiosa sobre os aldeamentos, a qual lhes havia sido outorgada, depois de idas e vindas, pelo Regimento das Missões de 1686. As aldeias indígenas seriam transformadas em vilas ou povoados, não mais sendo administradas pelas ordens religiosas. A estas, restaria o trabalho de enfrentar os sertões bravios em busca de povos nativos na tentativa de conduzi-los pacificamente para junto das povoações coloniais a fim de serem convertidos e doutrinadosAs transformações na política indigenista, capitaneadas pela Coroa portuguesa, a que o texto faz alusão tinham por objetivo A reforçar a liderança dos jesuítas na administração dos aldeamentos coloniais. B combater a atuação de missionários protestantes nos sertões do Brasil colonial. C promover uma revalorização da cultura nativa por meio do ideal de autonomia. D assentar uma fonte segura de mão de obra escrava nativa para os colonizadores. E criar um campesinato nativo economicamente integrado à sociedade colonial..
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa correta: Letra B combater a atuação de missionários protestantes nos sertões do Brasil colonial.
Diante do contexto apresentado, a presença de conflitos entre jesuítas e colonos foi um dos principais antecedentes responsáveis pela expulsão dos missionários do território nacional.
Isso porque esses conflitos, por serem mais acirrados em determinadas localidades do território nacional, geravam entraves para administração do mesmo pela Coroa. Dois desses exemplos de manifestações foram: Manifestações do Padre António Vieira (1608-1697) e a Revolta de Beckman (1684).
Perguntas interessantes