Em 15 de Fevereiro de 2008 a Academia Nacional de Engenharia dos EUA divulgou os grandes desafios para a Engenharia no século XXI. Uma comissão composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento e de diferentes partes do Mundo listou 14 problemas que se resolvidos melhorariam a nossa forma de viver. Os desafios são: Tornar energia solar acessível; Fornecer energia a partir da fusão; Desenvolver métodos de sequestro de carbono; Gerenciar o ciclo do nitrogênio; Proporcionar o acesso à água potável; Restaurar e melhorar a infraestrutura urbana; Avançar o desenvolvimento da Informática na Saúde; Melhores medicamentos; Engenharia reversa do cérebro; Evitar terror nuclear; Ciberespaço seguro; Melhorar a realidade virtual; Avançar o desenvolvimento da aprendizagem personalizada; Desenvolver as ferramentas para a descoberta científica. Fonte: MAGALHÃES, Leonardo. Desafios para a Engenharia do século XXI que a Engenharia de Biossistemas pode resolver. Portal Biossistemas Brasil. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2019. Considerando o texto apresentado e seus estudos nesta unidade, qual perspectiva estes desafios apontam para a função social da engenharia no século XXI e, enquanto Brasil, há alguma prioridade que destoa desta listagem?
Soluções para a tarefa
Todos os elementos citados representam desafios que se tornam acessíveis com as tecnologias atuais de engenharia presentes em nosso país, de forma que os nossos pesquisadores sejam capazes de pôr em prática a resolução destes desafios.
Todavia, o melhor acesso a água ainda se torna como um principal empecilho, devido a regiões ainda sofrerem com a falta de chuvas, sobretudo a região Norte, representando ainda uma grande dificuldade.
Resposta:
Ainda temos muitos problemas que necessitam de soluções, estes problemas citados representam desafios que se tornam acessíveis com os conhecimentos e tecnologias atuais de engenharia que temos a nosso alcance, de forma que os nossos engenheiros posam ser capazes de pôr em prática a resolução destes desafios e melhorar a qualidade de vida de todo a população.
Porém alguns destes problemas são críticos e desde antiguidade não tivemos total sucesso em sua implantação, como por exemplo o acesso a água potável para todos, principalmente no Brasil. No Brasil temos regiões que sofrem com a falta de chuvas, sobretudo a região Nordeste, e nas regiões que temos chuvas a poluição e falta de saneamento básico dificulta o acesso a água potável para pessoas mais carente. Água é vida para o ser humano, e a engenharia não pode conter esforços para proporcionar acesso desta a todos.
Explicação: