em 1494 portugal e espanha assinaram o tratado de tordesilhas, encerrando uma disputa ente os dois paises surgida em torno da expansão maritima faça um resumo dos principais pontos do tratado e comente as vantagens que ele trouxe para cada país
Soluções para a tarefa
Claro que os portugueses não gostaram nada de ver os espanhóis chegando e se estabelecendo em terras americanas.
Preocupada em proteger as terras recém descobertas a Espanha pediu ao papa Alexandre VI que concedesse a posse de todas as terras descobertas a 100 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde.Tal autorização concedida pelo papa impedia que Portugal tivesse a posse de territórios recém-descobertos no continente americano. Além disso, o limite de 100 léguas dificultava a navegação portuguesa no oceano Atlântico. Sendo os dois países uma potência militar e econômica na época e, para evitar conflitos, foi estabelecido um novo acordo. No Tratado de Tordesilhas, espanhóis e portugueses aumentaram o limite, que passou de 100 para 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão.
Foi criada uma linha imaginária que era referência para os dois países na divisão das terras. O território ao oeste pertenceria à Espanha e ao leste, a Portugal. Com o passar do tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol, fazendo com que o território brasileiro ganhasse o contorno atual. Mesmo com o desrespeito português ao tratado, os espanhóis não se defenderam, pois estavam ocupados com o restante do continente americano, ao norte, ao oeste e ao sul do Brasil.Com a assinatura do Tratado de Madrid em 1750, no qual as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites de divisão territorial para as colônias na América do Sul, o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar.
Resposta: (A)
Explicação:
Com as cruzadas, as rotas comerciais foram abertas, retirando de Portugal o monopólio sobre o acesso aos produtos e especiarias no oriente. A partir desse fato, a balança comercial de Portugal sofreu grandes baixas.