Sociologia, perguntado por elzamarinho1159, 1 ano atrás

Em 14 de março último, sete professores, entre eles três dirigentes do CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul), foram detidos pelo Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar por "desacato à autoridade" durante uma manifestação pacífica no Centro Administrativo do governo do estado do Rio Grande do Sul. O ato reivindicava reajuste do piso salarial da categoria e questionava medidas de enturmação e fechamento de escolas. Os manifestantes foram liberados após acordo entre o governo do estado e o comando do policiamentoA detenção de manifestantes pacíficos, assim como narrado no texto, sinaliza uma situação de Adiálogo entre manifestantes e polícia militar. Bextinção de movimentos sociais reivindicatórios. Ccriminalização de movimentos sociais contestadores. Dvalorização da ordem pública e do direito de expressão. Etolerância às divergências e críticas por parte do Estado

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa C, já que a prisão de manifestantes pacíficos é a prisão de pessoas que não cometeram nenhum crime, ficando claro que a razão da sua prisão não foram as suas ações, já que não houve ilegalidade, mas as suas ideias.

A prisão temporária se torna, inclusive, um instrumento de barganha do governo em relação aos manifestantes: se são presos parte deles, é mais provável que os manifestantes, para conseguir a liberdade dos seus companheiros, reduzam as suas demandas.

Perguntas interessantes