Em 12 de agosto de 2017, centenas de nacionalistas brancos – incluindo neonazistas, skinheads e membros da Ku Klux Klan – tomaram Charlottesville, cidade dos Estados Unidos da América, em parte para protestar contra a decisão da cidade de remover monumento ao general confederado Robert E. Lee de um parque. Confrontos violentos irromperam entre os participantes e manifestantes contrários naquele dia. Autoridades forçaram a multidão a se dispersar, mas um carro mais tarde se lançou contra uma multidão de manifestantes pacíficos contrários aos supremacistas brancos, matando Heather Heyer, de 32 anos. (EXAME, Charlottesville faz protesto um ano após marcha trágica de supremacistas. Publicado em: 12.08.2018. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.).
Soluções para a tarefa
Eis o restante da questão:
Tomando como base o texto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A aceitação das manifestações dos chamados nacionalistas brancos é um exemplo de tolerância, uma vez que, um dos direitos humanos a serem respeitados é o da liberdade de expressão.
( ) A Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial de 1965, elaborada pela Assembleia Geral da ONU, que tem os Estados Unidos da América como parte, condena qualquer forma de discriminação como o racismo e xenofobia.
( ) A xenofobia é considerada uma das principais fontes de racismo contemporâneo, perpetrada pelos grupos skinheads e neonazistas, contrários a imigrantes.
( ) Pelo descrito no texto, a única violação de direitos humanos cometida foi a morte de Heather Heyer, já que, houve manifestações tanto a favor como contrárias aos nacionalistas brancos.
I é verdadeira do ponto de vista dos Estados Unidos, que consideram que a liberdade de expressão é um direito humano inviolável. A posição, contudo, é criticada por alguns especialistas.
II é verdadeira, tendo surgido em um contexto de ebulição social (causada pela garantia dos direitos civis dos cidadãos afro-americanos) nos Estados Unidos.
III é verdadeira. Xenofobia é, literalmente, ódio (ou repulsa) ao estrangeiro, algo que é comum entre neonazistas.
IV é falsa, a própria manifestação - e a repressão policial - podem ser vistas como violações aos direitos humanos.
Resposta:
F-V-V-F
Explicação:
Corrigido pelo AVA