Em 05.12.2017, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a lista dos candidatos aprovados no concurso para diretores das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Segundo as regras, os melhores colocados podem escolher a escola em que pretendem atuar.
Para participar do concurso exigiu-se dos candidatos um tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério, além do diploma de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de Educação.
Sobre este concurso, pode se afirmar que:
I – Trata-se de um procedimento gritantemente ilegal, pois afronta a Constituição Federal e a LDB, que asseguram a todos a observância ao Princípio da liberdade de participação, por meio do qual se deve assegurar, aos profissionais da educação, o direito de participar das decisões relacionadas ao projeto pedagógico da escola, assim como também das comunidades escolares e locais em conselhos de escolas e equivalentes. Por este princípio, os cargos de direção deveriam ser preenchidos por eleição, assegurando-se o direito à voto dos professores, funcionários administrativos e alunos.
II – Ao exigir que os candidatos apresentem diploma de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de educação, o governo do Estado comete uma inconstitucionalidade e uma ilegalidade, pois fere o princípio da igualdade entre as pessoas.
III – Preencher o cargo de diretor da escola por meio de concurso público, procedimento adotado no Estado de São Paulo, não é considerado um descumprimento à Constituição Federal, nem tampouco à LDB.
Estão corretas:
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
Todas as afirmações estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Explicação:As mudanças ou adequadações na ligislação formentam mudanças que reverberam diretamente no fazer cotidiano das intituições educacionais, afetando os conceitos:
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás