Em 01 de março de determinado ano, o Banco Central do Brasil elevou a taxa básica de juros de 8,5% para 9,75% ao ano, e a alíquota do depósito compulsório dos bancos, de 40% para 55% do valor dos depósitos à vista. Justificando as medidas, o Ministério da Fazenda declarou que “como a inflação deu sinais de crescimento em janeiro, certamente essa questão esteve no centro da decisão”, como noticiaram os principais jornais do dia seguinte.
A esse respeito, identifique o objetivo das medidas e as consequências esperadas das medidas sobre os níveis de produção e emprego
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O objetivo das medidas e as consequências esperadas começa com uma busca pela queda do índice de preços, isto é, da inflação, cujo objetivo seria evitar um aumento dos custos e preços gerais no país.
Porém, como consequência da ação do Banco Central de elevar a taxa básica de juros de 8,5% para 9,75% ao ano, além é claro da alíquota de depósitos, tem-se um esfriamento da economia, desestímulo ao setor privado, aumento do desemprego e fuga de capital em direção aos títulos públicos e à renda fixa, no geral.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes