Elida Ramirez é jornalista há 20 anos e sempre quis trabalhar com a comunicação comunitária. Durante a pandemia, começou a perceber que a mídia tradicional não representa ou trata de temas de genuíno interesse da periferia. “As orientações que são passadas pelo poder público e pela própria imprensa não consideram algumas questões cotidianas. Como você vai pedir para alguém lavar a mão se ele não tem água? Como falar para a pessoa ficar em casa em isolamento social se ela não tem casa? Falar sobre álcool em gel se a pessoa não tem o que comer?”. Essas eram perguntas que a profissional se fazia quando terminava de assistir ao jornal. Ela entendia que não estavam respondidas para essas pessoas.
Pensando no caso acima exposto, escolha a alternativa correta:
A)
A comunicação comunitária permite autonomia para questionar, participar e intervir na construção da informação.
B)
A comunicação comunitária não é necessária já que a comunicação convencional faz o trabalho comunicativo a todos os indivíduos, sendo culpa deles próprios o não entendimento das informações divulgadas.
C)
A comunicação de periferia não corresponde à comunicação popular.
D)
A comunicação comunitária tem baixo valor e impacto.
E)
A comunicação comunitária é profissionalizada e por isso é feita unicamente por comunicólogos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C) A comunicação comunitária permite autonomia para questionar, participar e intervir na construção da informação.
Explicação:
Na pandemia os canais de mídia de massa não se preocupavam com as questões fundamentais para indivíduos que não tem o devido acesso a saneamento básico ou moradia. Nos canais de comunicação comunitária, a comunidade envolvida sente na pele, pensa e elabora estratégias que auxiliem as pessoas em situações mais sensíveis como essa.
A comunicação comunitária permite uma intervenção na construção de uma sociedade melhor, por isso a opção correta é a letra A
Jornalismo e comunicação comunitária
A comunicação comunitária pode ser entendia como uma pesquisa levantada em comunidade, onde as pessoas de uma determinada região irão ajudar a pessoa que está pesquisando. Esse tipo de pesquisa está relacionado ao jornalismo, pois eles levantam questionamentos a respeito de um evento social e então fazem uma matéria sobre isso.
A comunicação comunitária é importante tanto para a sociedade como para o jornalismo, pois ela permite a autonomia do questionamento. Onde pessoas aprendem a participar e a intervir na construção de informações, assim como na melhoria de problemas sociais.
Para saber mais sobre jornalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39212746
#SPJ2