Ele relaciona o filho Ezequiel a um debuxo. Em que consiste essa imagem, no texto?
Soluções para a tarefa
Você se refere ao livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, certo?
Pois bem... Primeiro precisamos entender o que a palavra "debuxo" significa: seriam os traços e rabiscos iniciais de uma obra, algo como um "rascunho".
Assim, a imagem que Bento constrói é a de que Ezequiel era, na realidade, um rascunho do amigo Escobar e que, a cada dia que se passava, ele ia ficando cada vez mais parecido com este amigo, revelando os traços, a voz e até o jeito de Escobar.
Tudo isso o levou Bento a concluir que Ezequiel seria, na verdade, filho de Escobar.
Resposta:
Dom Casmurro: No início do capítulo, o narrador- protagonista, Bento Santiago, emprega uma linguagem figurada para descrever o modo como chegou à conclusão de que Capitu o traíra.
a) Ele relaciona o filho Ezequiel a um debuxo. Em que consiste essa imagem, no texto ?
RESPOSTA: Um debuxo é um rascunho de um desenho, um esboço, traços ainda não perfeitos. No contexto do texto, é possível acreditar que tem a imagem de um ser incompleto, ou não tão perfeito quanto deveria ser.
b) Releia o trecho:
" Li a carta, mal a princípio e não toda, depois fui lendo melhor. Fugia-lhe, é certo, metia o papel no bolso, corria a casa, fechava-me, não abriu as vidraças, chegava a fechar os olhos. Quando novamente abria os olhos e a carta, a letra era clara e a notícia claríssimo."
Bento Santiago emprega a imagem da carta para retratar a maneira como a traição se revelou aos seus olhos. De acordo com esse trecho e o contexto da narração, como isso ocorreu ? Justifique.
RESPOSTA: Ele utiliza a imagem da carta para fazer uma analogia que, ao mesmo tempo em que abriu a carta, abriu os olhos para o suposto acontecido, em todo seu furor.
C) Além das imagens do debuxo e da carta, o narrador-protagonista utiliza também frases e expressões que forçam, ao longo do texto, a ideia de traição de Capitu e de Escobar. Identifique no texto dois exemplos de frases ou expressões que confirmam essa ideia.
RESPOSTA: "Quando novamente abria os olhos e a carta, a letra era clara e a notícia claríssimo". Neste trecho o autor coloca como certa a traição.