Sociologia, perguntado por Gustavo5432, 11 meses atrás

Elabore uma distinção entre o termo cultura, da forma como é utilizado no senso comum, e o conceito de cultura construído pelas Ciências Sociais Aponte ao menos duas diferenças entre eles ?

Diante da diversidade cultural, duas posturas se apresentam. Aponte quais são elas e como se diferenciam ?

As tribos urbanas são uma forma de manifestação tação cultural e de identidade comum em nossos dias, Como elas se caracterizam ? 

No que se refere à ideologia, aponte ao menos duas interpretações sobre esse conceito ?

Soluções para a tarefa

Respondido por wferreir26
15
Olá, estudante. Tudo bem?

O conceito de cultura como é citado no senso comum não é muito distinto do conceito científico. A única diferença explícita é que a ciência entende a cultura como uma complexa forma de união social, que ao mesmo tempo pode dividir uma mesma sociedade ideologicamente. Enquanto isso, o senso comum pensa a cultura como uma forma de identidade, unicamente. Algo que define e caracteriza uma sociedade e tornando-a diferente e única.

Essas 2 posturas são o etnocentrismo e o relativismo cultural. O relativismo tem um efeito mais positivo, dando uma divergente de opinião e influenciando a pesquisa sobre conceitos de determinadas culturas. Já o etnocentrismo tem um ponto negativo, pois demonstra a ideia de superioridade cultural, gerando conflitos étnicos.

Tribos urbanas são grupos antropológicos adequados ao atual meio social. Basicamente, um grupo de hippies, punks, skimos...podem ser consideradas tribos urbanas.

Uma ideologia pode ser tanto uma forma de pensamento como ação para estrutura e poder( como acontece na politica), quanto uma tese política de solução, para problemas sociais e políticos.
Perguntas interessantes