Português, perguntado por vitoriaaraujose14, 1 ano atrás

Elabore uma conclusao sobre o livro juca de pirama . URGENTE ,É PRA AMANHÃ DE MANHÃ CEDO


vitoriaaraujose14: No máximo 3 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por brvnx
0

Resposta: Juca Pirama é um marco da poesia indianista no romantismo brasileiro O indianismo, na poesia romântica é a afirmação da nacionalidade e coloca o indio como heroi. Publicado em 1851 no livro Ultimos Cantos, é considerado a obra-prima do autor pela excelencia tanto da forma quanto do conteúdo

Explicação:

O poema descreve o drama vivido por um índio tupi, sobrevivente de sua tribo, que é capturado pelos timbiras e deve ser morto em um ritual. Porém, deve antes relatar suas façanhas, para provar que é digno de ser sacrificado.

O tupi revela que deixou sozinho o pai velho e cego, pedindo para ser libertado a fim de cuidar dele, que não deve tardar a morrer. Promete voltar a ser prisioneiro depois que o pai morrer. O cacique timbira consente em libertá-lo, mas sem a promessa de voltar por não querer “com carne vil enfraquecer os fortes”.

Liberto, o guerreiro tupi volta ao local onde deixara o pai. Pelo cheiro das tintas no corpo do filho, o pai percebe que ele fora preso e libertado, o que contraria a ética indígena. Com indignação, o pai exige que voltem ambos à tribo dos timbiras.

Chegando lá, o filho é amaldiçoado pelo pai, pois teria chorado em presença dos inimigos, desonrando os tupis. Para provar sua coragem, o filho se lança em combate contra toda a tribo timbira. O barulho da disputa faz o pai perceber que o filho lutava bravamente. O chefe timbira, então, pede-lhe que pare, pois já tinha provado seu valor. Pai e filho se abraçam, reconciliados, pois a honra tupi fora restaurada. A história é contada por um velho índio timbira, como uma recordação.

Perguntas interessantes