Elabore uma biógrafia resumida sobre o barão do serro azul
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nascido em Paranaguá, em 6 de agosto de 1845, estudou e
aprendeu diversos ofícios, tornando-se o maior empreendedor paranaense do século XIX.
Exerceu cargos políticos, foi um dos fundadores da Associação Comercial do Paraná e inspirou a criação da Junta Comercial do Paraná, bem como participou da implementação de diversos equipamentos públicos, como a Catedral de Curitiba, a Santa Casa de Misericórdia e o Passeio Público.
Com sua esposa, a Nhá Coca (Maria José Correia), formou um casal ímpar. Juntos, buscaram o próximo, a caridade, a criatividade e a cidadania, através da assistência social a diversas instituições.
Como abolicionista convicto, participou de um amplo movimento de libertação gradual de escravos, através da doação e angariação de recursos para a alforria. Tal trabalho, lhe rendeu o título de Barão do Serro Azul, concedido pela Princesa Izabel.
A atuação do Barão durante a passagem da Revolução Federalista por Curitiba, em 1894, salvou a cidade de saques e destruição e, apesar de ter sido realizada com o apoio da população, foi considerada um ato de traição pelo governo nacional. De maneira covarde, o Barão e cinco companheiros foram executados, sem direito a julgamento, na madrugada de 20 de maio de 1894, no KM 65 da Estrada de Ferro que liga Curitiba a Paranaguá.
Por 40 anos, Ildefonso foi tratado pela história como um traidor. Apenas após este tempo, foram realizadas releituras sobre as suas ações e seu lugar de honra na história foi reconhecido. O Barão do Serro Azul foi consagrado como herói por seus esforços em salvar a cidade de Curitiba de saques e outras violências.