Elabore um texto sobre o método tradicional de ensino, apontando seus pontos fortes e fragilidades, para apresentar ao técnico o que irá fundamentar seu trabalho. me ajudem
Soluções para a tarefa
O método tradicional de ensino serve principalmente para transmitir conhecimento, são essencialmente concebidos para trabalhar com todos os alunos com base no pressuposto equivocado de que todos os alunos são iguais e, ouvindo o professor passivamente, eles aprenderão a lição.
Dentre os pontos fracos do método tradicional temos:
O método tradicional promove o memorismo, a passividade, o academicismo teórico, contra a formação atitudinal e abrangente, ativo e prático.
Os métodos tradicionais não promovem a pesquisa elementar, nem a pesquisa científica, são métodos que acostumam o aluno à passividade, dependência e submissão, ou seja, são imperativos e autoritários.
Algumas dos pontos fortes desse método são:
- O trato direto com os alunos permite empatia.
- Conhecer as necessidades do aluno, identificar suas habilidades e competências.
- Permite a socialização da educação e o trabalho solidário e colaborativo.
- Permite uma melhor avaliação do progresso cognitivo e atitudinal dos alunos.
- O professor acompanha o processo ensino-aprendizagem, orienta e esclarece dúvidas instantaneamente.
A ação pedagógica de cunho tradicional defende uma educação baseada na noção de paideia grega, onde ensina-se a moral e a cultura clássica aos alunos.
Nessa teoria, estão muito presentes a ideia da memorização dos conteúdos para se formar um conhecimento limitado pela escola.
Assim, o professor, numa relação de autoridade para como aluno, detém de toda a sabedoria e precisa transmiti-la aos alunos.
Já a teoria tecnicista é uma vertente que se prende à teoria positivista, sendo a ciência e a razão muito valorizadas.
Nas escolas positivistas, há um ímpeto na produtividade, no fazer e na técnica. Os alunos são direcionados à práxis e a ação, por meio da razão humana, é a sua principal qualidade.
Quanto à tendência progressista, esta tem como pressuposto a valorização do conhecimento empírico dos alunos e sua fonte de vida histórica. Contudo, crê que o sujeito só pode compreender através do professor e da escola. O homem, antes de conhecer algo, não possui conhecimentos prévios, sendo uma tábula rasa de informação.
A metodologia dinâmica e construtivista, por sua vez, liga conhecimento e aluno por intermédio do mediador, que não é mais detentor de total conhecimento, mas sim, conciliador em sala de aula.
Para ela, não dá para falar em verdades universais e absolutas, mas em verdades pautadas na realidade e na visão de mundo de cada agente.
Link: brainly.com.br/tarefa/22970530