Elabore um texto relacionando a importância da preservação dos recursos hídricos com os usos da água.
Soluções para a tarefa
Resposta: A água é fonte da vida, um recurso natural essencial seja como meio de vida de várias espécies vegetais e animais ou como fator de produção de bens de consumo final e intermediário. Os recursos hídricos tem uma importância fundamental para a sobrevivência de todos os seres do planeta e tem sido tema de inúmeros debates internacionais, dada a gravidade que sua falta pode acarretar.
A agricultura, a pecuária e as indústrias dependem da água para obterem seus produtos e a falta desse recurso gera desemprego e aumento do preço no produto final. A falta de água produz um efeito dominó, afetando a população, a natureza e a economia.
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. Pressupõe a valorização da água em função da sua natureza renovável e fluida. O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente diversas atividades humanas. Além disso, o aquecimento global vem alterando o ciclo hidrológico do planeta e, consequentemente, os padrões de chuvas nas cidades e no campo, agravando ainda mais as mudanças climáticas.
As águas subterrâneas são recursos naturais importantes para o meio ambiente, pois auxiliam na manutenção da umidade do solo, garantem o fluxo dos cursos d’água e também servem para uso humano. É por isso que conhecer e proteger as fontes de água subterrânea é tão importante.
O Brasil é o país mais rico do mundo em recursos hídricos, onde se encontra mais de 12% de toda a água doce do planeta. Porém, esse recurso é distribuído de modo irregular, onde 80% da água doce do país está disponível na Amazônia onde temos o maior rio do mundo – o Amazonas – em contrapartida, regiões mais populosas, como o sudeste, não há tanta disponibilidade desse recurso. O Brasil também possui o maior reservatório de água subterrânea do mundo – o Sistema Aquífero Guarani, que representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhões de km2.