Saúde, perguntado por fulano1370, 8 meses atrás

Elabore um texto falando do uso de métodos contraceptivos na prevenção da gravidez não planejada.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacarolina25nm
2

Resposta:

Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos disponíveis para evitar uma gravidez indesejada e até mesmo infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Os mais modernos e populares são a pílula e a camisinha, porém há outras opções. Eles são classificados por: métodos de barreira e métodos hormonais.

MÉTODOS DE BARREIRA

Os métodos de barreira são removíveis, que evitam a entrada do esperma no útero. Esses contraceptivos são indicados às mulheres que não podem tomar algum tipo de hormônio ou que desejam proteção de ISTs. São eles:

MÉTODOS DE BARREIRA QUE PREVINEM ISTS:

• Preservativo masculino.

• Preservativo feminino.

OUTROS MÉTODOS DE BARREIRA:

• Diafragma

• Espermicidas

• Dispositivo Intrauterino (DIU)

MÉTODOS HORMONAIS

Os métodos hormonais servem para controlar ou interromper a ovulação, evitando a gravidez, mas não previnem contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).

• Pílula contraceptiva oral combinada

• Contraceptivo hormonal injetável

• Anel vaginal

• Adesivos cutâneos com hormônios

Respondido por prihrodriguessantos1
1

Explicação:

Gravidez não planejada é aquela que não foi programada pelo casal ou pela mulher. Uma gestação não planejada pode ocorrer por diversas causas. A educação precária e a ausência de metas dos governos em saúde reprodutiva, são as principais. No Brasil, a cada dez mulheres que não desejam engravidar, oito estão em uso de algum método de contracepção. Pesquisam apontam que mais de 55% das mulheres não planejaram sua última gestação. Os grupos em que isso mais ocorre são os das adolescentes, usuárias de drogas e portadoras de doenças crônicas. Isso está relacionado à pequena quantidade de mulheres que usam métodos altamente eficazes (por exemplo, DIUs, ou implantes hormonais e que não dependem da memória da usuária. Esse dado reforça a necessidade de criar estratégias diferenciadas para esses segmentos da população. A decisão sobre a hora certa de engravidar está relacionada ao direito básico que todas as mulheres devem ter sobre a sexualidade. A gravidez não planejada traz uma série de mudanças: Alterações no corpo; Mudanças na casa e na rotina; Aumento dos cuidados com a saúde, até porque o pré-natal é fundamental para preservar as vidas da mãe e do bebê. Além disso, a falta de planejamento da gravidez pode levar à situações mais graves, por exemplo: Interferir no estabelecimento do vínculo com o bebê; Interferir na decisão de amamentar; Aumentar a chance de a mulher desenvolver depressão pós-parto. Gravidez não-planejada na adolescência As adolescentes têm maior risco de uma gravidez não planejada devido a fatores socioeconômicos, que dificultam o acesso a contraceptivos e às informações sobre sexualidade. Além disso, a adolescência é um período propenso a desafios e novas descobertas. É muito comum de os adolescentes pensarem que tudo pode acontecer com os outros, não com eles. Ter um filho nesta fase da vida pode trazer alguns prejuízos ao corpo da mãe, que pode não estar completamente formado, ou seja, não está pronto para gerar um bebê.


fulano1370: muito obrigado, texto exelente
Perguntas interessantes