Física, perguntado por marabarbosafrei, 1 ano atrás

elabore um texto explicando porque o plágio deve ser evitado e como o autor deve proceder para garantir a autoria de seu texto?
TEXTO....
A prática de plágio tem sido comum em diversas publicações cientí¬cas e precisa ser combatida. Com o objetivo de informar os pro¬ssionais, docentes e discentes dos cursos e programas de ensino coordenados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) sobre o conceito, modalidades, implicações éticas e legais da prática do plágio acadêmico, a Coordenação de Educação (CEDC) selecionou alguns destaques sobre o tema. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, plágio “é a apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzidos por outrem".1 A palavra provém do termo em latim plagium que quer dizer FURTO. Assim, ocorre plágio nas obras acadêmicas quando alguém apresenta ou assina como seu, em todo ou em parte, texto, representação grá¬ca, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de outra pessoa, sem o devido crédito, mesmo que involuntariamente. Plágio direto: cópia literal do texto original, sem referência ao autor e sem indicar que é uma citação. • Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte. • Plágio de fontes: utilização das fontes de um autor consultado (fontes secundárias) como se tivessem sido consultadas em primeira mão. • Plágio consentido: apresentação ou assinatura de trabalho alheio como de autoria própria, com anuência do verdadeiro autor. • Autoplágio: reapresentação, como se fosse original, de trabalho de própria autoria SIM. A violação dos direitos aurorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal3 , com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Além das penalidades citadas e da desmoralização acadêmica, o plagiário estará sujeito a sanções cíveis, como retratação pública e indenização pecuniária por dano moral e/ou patrimonial, e também a sanções administrativas, que podem chegar à reprovação/ desligamento da instituição, no caso de estudantes, e demissão, no caso de professores/pesquisadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por jujuba015
5
Temos que evitar o plágio pois cada pessoa tem sua forma de construção de texto e até mesmo de um projeto, não podemos sair por ai pegando o que não é nosso não contribuimos nada para copiar sem pedir autorização, mas se for para ter uma ideia coloque a fonte no que você copiou, o autor, de onde foi tirado, mas sempre tente evitar aquilo está ali como algo de apoio que quando você precisar estara ali para auxiliar, quando o plágio é feito claro que o dono do que foi plagiado pode denunciar, processar, muitas coisas desagradaveis são tomadas para isso, mas é sempre bom arquivar o que fizemos para que as pessoas saibam quem fez e lembrar sempre de colocar o site de onde foi tirado, colocar fonte, data de acesso, etc.....


Espero ter ajudado....


Perguntas interessantes