Elabore um texto abordando os tópicos abaixo;
Conceito e classificação de auditoria (Auditoria interna e externa)
ISO – 9001
ISO – 14001
ISO - 45001
Perfil do Auditor Relatório de Auditoria
Não conformidade nas auditorias
Soluções para a tarefa
Resposta:A auditoria interna da ISO 9001
Na auditoria interna da qualidade da ISO 9001, será necessário comprovar que a organização atende a todos requisitos da norma ISO 9001. Caso seja contratado um profissional de fora, um auditor interno poderá visitar a empresa solicitante (ou não) para checar possíveis ajustes a serem realizados. Se tudo estiver de acordo com as conformidades iniciais, a segunda fase é iniciada. Normalmente, algumas empresas decidem fazer um curso de auditoria interna da ISO 9001 para ajudarem na preparação da equipe para a auditoria final, mas é algumas companhias é mais vantajoso contratar uma empresa para que ocorra a auditoria interna da ISO 9001, na versão de 2015, devido a imparcialidade do profissional responsável. Assim aumenta a chance de solucionar as não conformidades. Caso decida, contratar uma empresa, você pode optar em um curso de auditor online ou presencial,
explicando: FOI OQUE EU ENTENDI
Antes de mais nada, é preciso definir auditoria em sistemas de gestão como atividade formal (porque requer registros que demonstrem sua realização), periódica (realizada de tempos em tempos) e documentada (porque segue documentos que estabelecem seus critérios) de verificação do atendimento dos padrões estabelecidos para um sistema de gestão (seja de qualidade, ambiental, de segurança, etc), bem como de suas práticas, executada por pessoal qualificado (auditores treinados) e autorizado (pessoal com autorização para realizar auditorias) para este fim.
As auditorias em sistemas de gestão são aplicáveis a todos os modelos de sistemas, como por exemplo sistemas de gestão da qualidade orientados para atendimento da norma ISO 9001, de gestão ambiental, baseados na norma ISO 14001, de segurança e de saúde ocupacional, seguidores das diretrizes da ISO 45001 e muitos outros, como gestão de energia (ISO 50001), de responsabilidade social (SA 8000), etc.
As auditorias em sistemas de gestão podem ser classificadas como internas e externas. As auditorias internas são aquelas nas quais a organização (ou um ente externo que a represente) audita a própria organização. Este tipo de auditoria é chamado também de auditoria de primeira parte. Já as auditorias externas acontecem quando uma organização audita outra, como por exemplo uma montadora de automóveis que audita um fornecedor (auditoria de segunda parte) ou um organismo certificador que audita uma organização candidata à certificação em uma das normas mencionadas acima (auditoria de terceira parte).
Os auditores são profissionais treinados e qualificados para a realização das auditorias. Além de treinamento formal e bom tempo de prática, os auditores precisam possuir características inatas para exercer suas funções, tais como: ser observador, ser organizado e ponderado, ser um bom mediador de conflitos, ser bom ouvinte e possuir considerável equilíbrio emocional.
Os resultados possíveis em uma auditoria em sistemas de gestão variam em função do que foi detectado pelos auditores durante o processo e assim podem ser classificados: conformidades (evidências de atendimento dos requisitos normativos verificados), observações e oportunidades de melhoria (quando os requisitos normativos verificados são atendidos, porém podem ser aprimorados) e não conformidades (quando os requisitos normativos verificados não forma atendidos). Para toda não conformidade de auditoria um processo de correção deve ser conduzido, que consedere ao menos ações que ataquem seus efeitos (disposições) e ações que eliminem suas causas (ações corretivas), evitando sua reocorrência.
Todos os resultados de uma auditoria devem ser formnalizados em um documento chamado relatório de auditoria, que deve ser entregue aos auditados para que tomem ciência dos resultados e providenciem eventuais ações de melhoria ou de correção.