Elabore um resumo dos fatores que contribuíram para o início da Grande Guerra de 1914-1918, leve em consideração a Guerra Franco-Prussiana e o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo em 1914 como base de sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
HISTÓRIA GERALA
Primeira Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu entre 1914 e 1918 e ficou muito conhecida em razão dos combates que aconteciam nas trincheiras.
No dia 28 de junho de 1914, um atentado na capital da província austríaca da Bósnia-Herzegovina matou o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia Chotek. Mortes iniciariam a Primeira Guerra Mundial.
O estudante sérvio chamado Gavrilo Princip, de 19 anos, pertencente a uma associação secreta conhecida como Mão Negra, assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria, e sua esposa. O atentado acabou deflagrando a Primeira Guerra Mundial.Ocorrido na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o ataque culminou com a declaração de guerra contra a Sérvia por parte do Império Austro-Húngaro. Os países europeus foram, um a um, arrastados para o conflito, que durou quatro anos, de 1914 a 1918.
Francisco Ferdinando foi morto a tiros, a curta distância, enquanto passeava por Sarajevo. A visita era uma tentativa do império, com sede em Viena, de demonstrar força na capital bósnia.
Princip era um dos sete conspiradores espalhados em pontos nevrálgicos da cidade de Sarajevo. Eram todos jovens, entre 17 e 20 anos, membros do movimento nacionalista que pretendia uma Grande Sérvia e inimigos da monarquia dos Habsburg.O Atentado de Sarajevo foi o incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da organização nacionalista sérvia denominada Mão Negra, que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia.
No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da espionagem sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamento na Áustria-Hungria.
Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia foram julgados em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia no front de Salônica – à época sob controle francês – entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa teve origem nas informações obtidas nesses dois julgamentos.
A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.
Explicação:
Acho que ficou muito grande
Mais espero ter ajudado!!! :)
Resposta:
vou resumir as causas e aí você resume com suas palavras, pode ser?
Em geral, a grande guerra se iniciou por conta do Imperialismo onde havia uma disputa por território/colônias na África nesta época; corrida armamentista, onde o próprio nome já diz, cada país estava se fortificando principalmente na questão de armas e mecanismos de guerra e obviamente um deles queria de destacar e ser o mais potente; e por último tem o grande nacionalismo onde dentro deste quesito tem a guerra franco-prussiana onde a frança fora derrotada e isso a deixou (literalmente) revoltada e também tem o pan-eslavismo onde a Sérvia (com apoio da Rússia) queria dominar a Bósnia (hoje a Bosnia Herzegovina) mas ao mesmo tempo, o império austro húngaro queria este mesmo território, ou seja, temos outra disputa. só com esses fatores, a Europa já estava tensa e só faltava um único motivo para que a guerra começasse e esse motivo foi o assassinato do Arquiduque Franco Ferdinando em 1914 por um nacionalista bosnio. depois disso, a guerra se iniciou destruindo toda a Europa
espero ter ajudado