História, perguntado por anajuliaedenia, 3 meses atrás

Elabore um pequeno texto justificando como surgiram os governos populistas na América latina e qual era a atuação desses governos na Argentina e no México

Soluções para a tarefa

Respondido por sammoraes7485
0

Resposta:

O populismo foi um tipo de situação política experimentada na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, que teve como grande contexto propulsor a crise de 1929. Nessa época, várias das nações latinas – vistas como portadoras de uma economia periférica – viveram uma fase de desenvolvimento econômico seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas. Foi em meio a essas transformações diversas que a prática populista ganhou terreno.

A política populista é marcada pela ascensão de líderes carismáticos que buscam sustentar sua atuação no interior do Estado através do amplo apoio das maiorias. Muitas vezes, abandona o uso de intermediários ideológicos ou partidários para buscar na “defesa dos interesses nacionais” uma alternativa às tendências políticas de sua época, sejam elas tradicionalistas, oligárquicas, liberais ou socialistas. De diferentes formas, propaga a crença em um líder acima de qualquer outro ideal.

No campo de suas ações práticas, a tendência populista prioriza o atendimento das demandas das classes menos favorecidas, colocando tal opção como uma necessidade urgente frente aos “inimigos da nação”. De fato, o populismo permitiu a participação política de grupos sociais que historicamente foram completamente marginalizados das arenas políticas latino-americanas. Contudo, esse tipo de ação das camadas populares junto ao Estado não pode ser confundida com o exercício da democracia plena.

O governo presidencial de Lázaro Cárdenas, ocorrido no México entre 1934 e 1940, inseriu-se dentro do que uma vasta gama de historiadores denominou de populismo, apesar de haver uma divergência sobre essa caracterização. Ainda dentro do populismo, inseriram-se os governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e o de Juan Perón, na Argentina. O principal objetivo do governo de Lázaro Cárdenas foi o de modernizar a economia e a sociedade mexicana, medida expressa principalmente em seu Plano Sexenal. Em 1931, passou a ser o presidente do Partido Revolucionário Nacional (PRN), que se dizia herdeiro da revolução de 1910.  

Essa posição no PRN proporcionou a Cárdenas candidatar-se à presidência da República e ser eleito em 1934. Seu mandato à frente do governo mexicano pautou-se pela tentativa de estimular a modernização da sociedade mexicana e de atender algumas das reivindicações que foram exigidas durante a revolução.

Uma das principais ações foi a realização de uma reforma agrária que distribuísse terras aos camponeses mexicanos. Em muitas localidades, os ejidos (parcelas de terras distribuídas pelo governo aos camponeses) distribuídos foram trabalhados de forma comunal, buscando estreitar os laços entre os camponeses. Foram também distribuídas armas aos camponeses para que estes pudessem se defender das forças conservadoras, principalmente as ligadas ao exército. Esse armamento dos camponeses fortalecia as posições dos oficiais ligados a Cárdenas dentro do Exército.

O apoio ao movimento operário com a liberação da realização de greves pretendia também atender às demandas dessa classe social, ao mesmo tempo em que buscava seu apoio contra os grandes capitalistas. Nesse sentido, Cárdenas incentivou a criação de sindicatos e durante seu mandato formou-se a Confederação dos Trabalhadores Mexicanos (CTM), que incorporou a Central Geral dos Operários e Camponeses Mexicanos e outras centrais sindicais. Foram ainda garantidos direitos trabalhistas e outros direitos sociais aos trabalhadores.

A luta dos trabalhadores contra as condições salariais e de trabalho impostas pelas companhias petrolíferas estadunidenses e britânicas serviu de motivo para que Cárdenas nacionalizasse as riquezas do subsolo do México, passando o Estado a controlar a exploração do Petróleo através da PEMEX (Petróleos Mexicanos). Essa medida também criou uma oposição dos governos e dos capitalistas dos dois países anglo-saxões, mas que foi diminuída durante a II Guerra Mundial em virtude da necessidade de suprimento dos derivados do petróleo aos exércitos aliados.

Explicação:

Boa noite usei isso no meu trabalho antigo, pesquisei um pouco sobre o governo Populista da argentina mais não consegui achar

Espero que isso te ajude um pouco; Bons estudos!

Perguntas interessantes