Direito, perguntado por keilailove1236, 1 ano atrás

Elabore um pequeno estudo sobre a passagem do jusnaturalismo ao juspositivismo no século 19, mais precisamente o positivismo exegetico, levando em conta o fato histórico determinante para essa passagem, ou seja, a revolução francesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaletizia
0

Resposta:

Explicação: JUSNATURALISMO_ Vem de origem romana, onde o objeto de estudo era a natureza. Os Direitos Naturais são imutáveis e universais, não precisa de normatização do homem, são direitos inerentes a todos os seres humanos, desde o nascimento, como o Direito a Vida.

JUSPOSITIVISMO_ Teve como cofundador August Comte, dizendo q o Direito não deveria vir da vontade Divina e sim da razão sendo um Direito Positivo: o Direito Positivo depende da manifestação da vontade, seja da sociedade ou de autoridades. Ele é criado por meio de decisões voluntárias, deve ser garantido por conjunto de leis e normas. A Revolução Francesa; A queda da Bastilha. O povo derruba o Estado (rei) no fim do século XVIII. O sistema absolutista onde o rei detém todo poder "pela vontade Divina", onde tinha controle da religião, política e econômica, baseado no que melhor lhe cabia e não atendia a maioria dos interesses da população Francesa. Com a queda do Estado, deu-se início o Iluminismo Jurídico: (O Iluminismo buscava Razão e os três preceitos do movimento. Liberdade, igualdade e fraternidade.) onde se viu a necessidade de uma norma q garantisse os principais Direitos e deveres escritos, para a aplicação das necessidades do Povo. Assim fazendo e garantidos os interesses da sociedade.

Perguntas interessantes