História, perguntado por dm7404470, 10 meses atrás

Elabore um comentário sobre o processo de industrialização brasileiro durante a a Primeira República 1889 - 1930. Você percebeu que muitas famílias de fazendeiros tornaram-se empresários, banqueiro e industriais. Seria, então, correto concluir que o capitalismo brasileiro é filhote do latifúndio e da escravidão? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
10

Oi, tudo bom?

O Brasil passou um processo de industrialização tardia, onde começou a dar os primeiros passos tímidos somente durante a República Velha (1889-1930), vindo posteriormente a consolidar o início da industrialização pesada durante a Era Vargas. Um dos motivos que permitiu o início desse processo foi a acumulação de capital dos fazendeiros de café, antigos donos de escravos. Para melhor explorar os lucros do café, os cafeicultores, principalmente paulistas e cariocas, passaram a investir em estradas de ferro que ligavam as regiões do interior com os portos que iriam escoar a produção. A partir disso começaram a surgir uma indústria leve no Brasil: alimentos, mecânica, iluminação pública, energia elétrica, etc. Durante a República Velha ainda não havia uma grande industrialização, porém houve sim um passo para que o Brasil passasse de país agrário para um país industrial. Sendo assim, é correto concluir que o capitalismo brasileiro é filhote do latifúndio e da escravidão, visto que os capitalistas do país só conseguiram se transformar em capitalistas devido ao dinheiro acumulado em séculos de exploração latifundiária sustentada pelo trabalho escravo.

Entenda um pouco mais:

O que é capitalismo?

Capitalismo é um sistema econômico centrado na propriedade privada e exploração de lucros decorrentes dessas propriedades. Uma característica capitalista é o trabalho assalariado, criando uma classe trabalhadora (proletariado) e outra que é dona dos meios de produção (burguesia).

Como a escravidão influenciou o capitalismo brasileiro?

Como vimos, um dos fundamentos do capitalismo é o trabalho assalariado, porém a escravidão é justamente o contrário disso, a escravidão era um modelo de exploração do trabalho humano, onde os africanos e indígenas escravizados não recebiam nada pelo serviço realizado, além de sofrerem castigos corporais. A escravidão brasileira ao mesmo tempo que inaugurou um capitalismo primitivo no país ao fazer parte do comércio transatlântico e atender demandas de lucro comercial dos portugueses, também impediu que a economia avançasse em um período posterior, visto que os fazendeiros não procuraram diversificar a economia e instalar indústrias por aqui, por exemplo. A escravidão atrasou o Brasil.

Estude mais em:

  • Como era a economia brasileira antes da industrialização?

https://brainly.com.br/tarefa/6096136

  • Conclusão sobre industrialização brasileira

https://brainly.com.br/tarefa/4133468

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes