Sociologia, perguntado por pedroasp06p9z0gy, 3 meses atrás

elaborar uma redação sobre o preconceito e sua origem

URGENTE!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por fellipeavila89
1

Resposta:

Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. Podemos aplicar o termo preconceito às mais diversas situações cotidianas, como o preconceito formulado por aquele tipo de comida que você não experimentou e julga pela aparência. No entanto, o objeto deste texto é o preconceito nas relações humanas.

Esse preconceito acontece das mais variadas formas e pelos mais variados motivos: pode ter origem na cor da pele, na religião, no país ou cidade de origem, na aparência física, no gênero, na sexualidade etc. Qualquer forma de preconceito nas relações humanas é prejudicial para o desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática e igualitária.
Significado de preconceito

A palavra preconceito une o prefixo “pré”, que significa anterior, ao sufixo “conceito”, que remete a significado ou juízo. Preconceito é um substantivo abstrato que designa o ato de julgar, ou seja, de emitir-se um juízo ou uma sentença sobre algo antes de conhecer-se o que se é julgado. Ver um prato e considerá-lo ruim por sua aparência ou por uma experiência prévia com os seus ingredientes isoladamente é uma forma de preconceito. Olhar para uma pessoa e julgá-la (positivamente ou negativamente) antes de conhecê-la é um tipo de preconceito. Julgar alguém pela cor de sua pele, por seu gênero, sexualidade, classe social, origem geográfica, aparência física, religião, comorbidades e deficiências, ou qualquer outro traço, também são formas de preconceito prejudiciais para a sociedade.

Preconceito no Brasil

Segundo a agência de notícias Observatório do Terceiro Setor, uma pesquisa|1| revelou o preconceito brasileiro em quatro principais eixos, considerados maiores entre o povo brasileiro: preconceito racial, lgbtfobia, sexismo e preconceitos pela aparência (principalmente a gordofobia). Eles aparecem na pesquisa como muitas vezes enraizados e não evidentes.

Os tipos de preconceito que mais se evidenciam são a lgbtfobia, em que 29% dos brasileiros da amostragem declaram-se preconceituosos, seguida pelo preconceito religioso (20% dos pesquisados assumem essa forma de pensamento), e o machismo, com que 7% dos consultados identificam-se. Vale lembrar que o preconceito religioso está, muitas vezes, relacionado ao racismo, considerando-se que a maior parte dos ataques preconceituosos acontece contra praticantes de religiões de matriz africana.

Entre os que não se assumem preconceituosos, foi constatado que frases preconceituosas continuam sendo proferidas por essas pessoas, o que constata o preconceito. 83% dos entrevistados não se consideram preconceituosos, mas 73% admitiram ter proferido algum comentário ou frase preconceituosa ou agressiva. A listagem aponta que o preconceito mais frequente entre os brasileiros é o machismo, com 61% dos entrevistados concordando com frases machistas. Seguindo, aparece o racismo, com 46%, a lgbtfobia, com 44%, e a gordofobia, com 30%.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes