elaborado pelos partidários da revolução constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal. essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário? podem ajudar
Soluções para a tarefa
Então... Uma das características da Revolução Constitucionalista de 1932 foi a atuação dos “bandeirantes”, que como todos sabemos foram os grandes responsáveis pela colonização do interior do Brasil. Por natureza, estes bandeirantes eram de forma majoritária “paulistas”, assim a imagem dos bandeirantes portando uma “bandeira”, simbolizavam a força do estado de São Paulo a nível nacional. (lembrando que São Paulo havia perdido espaço no poder nacional logo após a Revolução de 1930, pelo golpe de Getúlio Vargas, que era gaúcho mas naquela ocasião era apoiado por Minas Gerais e Paraíba).
Desta forma, o cartaz elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932 se identificava com o movimento revolucionário denominado “bandeirantismo” e a referência histórica foi o Golpe de 1930.