Português, perguntado por ÉlenS2, 1 ano atrás

Ela entrou, deitou-se no divã e disse: "Acho que estou ficando louca". Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. "Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto."
Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu melevantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales", dePablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhedisse: "Essa perturbaçãoocular que a acometeu é comum entre os poetas.
5. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causouassombro: Rosa de águacom escamas de cristal.Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver".

1) o texto apresenta a voz do narrador e as vozes das personagens.

a) em que tipo de discurso são reproduzidas as falas das personagens?
b) nesse discurso, quem são os locutores?
c) quais são os elementos do texto que permitem identificar as personagens?

Soluções para a tarefa

Respondido por liacarvalhou
485
a) discurso direto
b) o "eu"
c) eu e ela

ÉlenS2: mto obrigada
Respondido por Iucasaraujo
137

a)

É usado o discurso direto, pois as falas das personagens são reproduzidas literalmente da forma como elas disseram. Essa estrutura é facilmente identificável por meio de aspas ou travessões.

b)

Nesse discurso, o locutor é a personagem não identificada que está em uma sessão de terapia psicológica.

c)

Como as personagens não são nomeadas, é possível identificá-las por meio dos pronomes pessoais "eu" e "ela".

Perguntas interessantes