História, perguntado por sr6998310, 10 meses atrás

eia o
texto/resumo sobre a República Velha e faça o quadro no seu caderno completando os fatos
mais importantes desse período.
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
63
VAMOS CONCEITUAR OS TERMOS DA REPÚBLICA VELHA?
República Velha
República
da Espada
Mandonismo
Coronelismo
Clientelismo
Política dos
governadores
Voto de Cabresto

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviahelenapereirad
14

Resposta:

Espero te ajudar ;)

Explicação:

República Velha é o período da história do nosso país que se estendeu de 1889 a 1930. Os marcos que estipulam o início e o fim desse período são a Proclamação da República e a Revolução de 1930. Esse período é mais conhecido entre os historiadores como Primeira República, por se tratar do primeiro período da República no Brasil.


ricardomatias06: nao tem nada a ver com a pergunta
06valdirene06: não tem mesmo
jhenyferlorrane76: nada a ver mesmo
Respondido por jhenyferlorrane76
100

Explicação:

República Velha= é a denominação dada à primeira fase da República brasileira, que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. Tradicionalmente, a República brasileira é dividida em: República Velha (1889-1930)

República da Espada= foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.Durante este período foram comuns os levantes populares e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.

Mandonismo= O Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas, ao longo da História do Brasil e que equivale, na literatura hispânica, ao chamado caciquismo.

Coronelismo=Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público ...

Clientelismo=é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

Política dos Governadores ou Política dos Estados=  foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia ...

voto de cabresto= é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.

não sei se esta certa, espero ter ajudado


hottavioaugustpabyjn: Muito Bom!
princesabrasileira04: obg
Perguntas interessantes