Contabilidade, perguntado por leidianecosta222010, 1 ano atrás

eia o texto à seguir:
“Estão excluídos do Capítulo II, ‘Da Duração do Trabalho’, os empregados de confiança, alguns tipos de trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do art. 62 da CLT. Estes trabalhadores também não têm direito a receber pagamento extra pelo tempo que permanecerem à disposição, em sobreaviso, prontidão, por supressão ou labor nos intervalos intra e interjornadas hora noturna e adicional noturno”.

Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 110.

A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Gerente geral de uma determinada agência bancária que tem como atribuição controlar horários dos demais funcionários, as tarefas desenvolvidas e o cumprimento de metas, mas sem poder de mando e de gestão em relação aos rumos ou negócios da instituição financeira, sequer podendo admitir ou demitir demais empregados. Seus atos são subordinados à diretoria do banco, portanto terá direito a horas extras,

Pois:

II. Não é considerado como cargo de confiança, nos termos do artigo 62, por ausência de poder de mando e de gestão, estando sujeito ao regime de jornada extraordinária.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
24

A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.

O gerente geral é um cargo de confiança, pois ele tem ação de gestão e de mando dentro da empresa, sendo um controlador dos horários e dos trabalhos dos demais funcionários.

O gerente geral define metas e se reúne com os gestores de outros setores para definir metas e coletas informações.

O gerente geral é um cargo importante para qualquer empresa, principalmente as médias e grandes.

Espero ter ajudado!

Respondido por victorlucas195p7pgt3
40

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Além da necessidade do exercício de poder de mando e de gestão, inexistente no caso porque apenas controlava os demais empregados, a lei exige que o gerente receba gratificação pela função em 40% ou que seu salário seja superior em 40% ao do seu subordinado imediatamente inferior; logo, ambas estão corretas e a segunda é uma justificativa da primeira.

Perguntas interessantes