Egito: Sociedade e conhecimento Quando falamos no Egito Antigo lembramos sempre dos Faraós, das múmias e das Pirâmides, pois estes são elementos fundamentais para compreender a estrutura cultural e política egípcia. A partir dessa firmação responda as questões abaixo. 1. Quem era o Faraó e qual era a sua função/importância na sociedade egípcia? 2. Descreva a função das pirâmides e os mistérios que envolvem as suas construções. 3. O rito de mumificação é uma prática de sepultamento dos faraós e se fundamenta a partir de uma crença religiosa e também contribui muito para o desenvolvimento da medicina. A partir dessa afirmação, apresente seus conhecimentos sobre a mumificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1)Os Faraós eram os reis que governavam o Antigo Egito. A palavra faraó tem sua origem no hebraico e significa “casa elevada”, inicialmente o termo servia para representar o palácio real e só depois que foi apropriado pela figura do monarca.
2) Juntamente com o mistério, as pirâmides estão mergulhadas no misticismo egípcio. Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos Faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar da reencarnação.
3) A mumificação era uma técnica utilizada pelos antigos egípcios para preservar o corpo de pessoas e animais. Eles acreditavam que esse processo era essencial para garantir a passagem do morto para outra vida. Quando um egípcio morria, os embalsamadores recolhiam o corpo e transportavam-no para um lugar onde todo o processo era feito.Os primeiros processos da mumificação envolviam tentativas dos sacerdotes de reanimar o morto com orações. Depois o corpo era lavado com o objetivo de purificação. A próxima etapa envolvia a retirada do cérebro através de um gancho que era introduzido pelas vias nasais. Depois os órgãos do corpo eram retirados através de um corte lateral no corpo. O coração não era retirado, porque os egípcios acreditavam que ele devia controlar o corpo no outro mundo. Os órgãos eram então colocados em um sal natural (Natrão) para preservá-los e depois enrolados em linho e colocados nos vasos canopos.
Espero ter ajudado!!!