efetuar pesquisa sobre grandezas escalares e grandezas vetoriais. diferenciar uma outra , citar alguns exemplos e aplicações .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grandezas vetoriais e grandezas escalares são tipos de grandezas físicas que dependem de diferentes informações para serem definidas
Grandezas escalares são aquelas que podem ser escritas na forma de um número, seguido de uma unidade de medida. Em outras palavras, elas são completamente definidas se soubermos o seu valor, também chamado de módulo, e a forma como ela é medida.
São exemplos de grandezas escalares o comprimento, o tempo, a temperatura e a massa. Confira algumas formas como essas grandezas podem ser expressas:
1 m – um metro; 10 cm – dez centímetros; 2 mm – dois milímetros.
10 s – dez segundos; 15 min – quinze minutos; 1 h – uma hora.
25º C – vinte e cinco graus Celsius; 86º F – oitenta e seis graus Fahrenheit; 10 K – dez kelvin.
200 g – duzentos gramas; 10 mg – dez miligramas; 2 kg – dois quilogramas.
→ Grandezas vetoriais
Grandezas vetoriais precisam ser expressas por um número (módulo), uma direção, um sentido e uma unidade de medida. Isso equivale a dizer que essas grandezas podem ser expressas por meio de uma seta (vetor), ou seja, para defini-las, é necessário levar em conta o ponto de vista do observador.
Confira alguns exemplos de grandezas vetoriais:
Posição
Deslocamento
Velocidade
Força
Aceleração
Além de serem grandezas vetoriais, o que há de comum em todas essas grandezas listadas acima? Todas dependem de uma direção e um sentido. Por exemplo, se alguém lhe pergunta onde fica a padaria, não basta responder que ela fica a 50 m de distância, é necessário que se estabeleça algum sistema de referência, como o seguinte:
Para chegar à padaria, vire à direita (sentido) a partir daqui (origem do sistema de referência) e mova-se em linha reta (direção), percorrendo 50 m (módulo e unidade de medida).