Pedagogia, perguntado por 111516, 1 ano atrás

Educação Matemática Pergunta 1 Segundo a autora do texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”: O jogo é uma atividade que não aborda a cultura de um grupo social. O jogo se restringe a motivar os alunos nas aulas de Matemática. Não há como avaliar a aprendizagem de Matemática dos alunos em um jogo. A utilização do jogo por alunos e professor deve ser intencional. Pergunta 2 De acordo com o texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, o momento de jogo número 6, de intervenção escrita: Tem como objetivo resolver exercícios de Matemática. Permite ao professor elaborar situações-problema para que os alunos aperfeiçoem suas estratégias de jogo. Serve para os alunos familiarizarem-se com o jogo. Não possibilita que se retorne ao jogo. Pergunta 3 Não se identifica como tendência didático-pedagógica a seguinte afirmação: Por meio do jogo, os alunos investigam as propriedades matemáticas de determinado conceito. Jogos como bingo e dominó, abordando os conceitos matemáticos, são exemplos de jogos dessa tendência. Os conceitos matemáticos estão explícitos nos jogos utilizados conforme essa tendência. O jogo serve para fixar uma técnica ou algoritmo. Pergunta 4 Baseando-se no texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, é certo afirmar, sobre a relação entre jogos e ensino, que: O jogo tem um papel estritamente recreacional e deve ser utilizado em contraponto à atividade de ensino, como um momento de distração para alunos e professor. Resgatar as brincadeiras que as crianças já conhecem, valorizando sua cultura lúdica e relacionando tais brincadeiras a conteúdos da sala de aula, pode desencadear processos de ensino e de aprendizagem. A atividade lúdica vinculada ao ensino é algo presente apenas em culturas não ocidentais. A atividade lúdica, por ter um fim em si mesma, dificulta sua aplicação em atividades de ensino e de aprendizagem. Pergunta 5 Baseando-se no texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, qual a frase que condiz com o que pensa a autora? Há espaço para o uso de jogos como ferramenta para a aprendizagem em todas as tendências do ensino de Matemática. O jogo surge dentro das culturas, como forma de celebrar o ócio e expressar nuances das práticas sociais. O jogo constitui-se de um material manipulável, que pode ser utilizado como motivação para iniciar o ensino de algum conteúdo escolar. A prática com jogos em sala de aula pode ser um resgate da cultura lúdica na qual os alunos estão inseridos, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.

Soluções para a tarefa

Respondido por laiscristina25
8

Resposta:

1- A utilização do jogo por alunos e professor deve ser intencional.

2- Permite ao professor elaborar situações-problema para que os alunos aperfeiçoem suas estratégias de jogo.

3- Por meio do jogo, os alunos investigam as propriedades matemáticas de determinado conceito.

4- Resgatar as brincadeiras que as crianças já conhecem, valorizando sua cultura lúdica e relacionando tais brincadeiras a conteúdos da sala de aula, pode desencadear processos de ensino e de aprendizagem.

5- A prática com jogos em sala de aula pode ser um resgate da cultura lúdica na qual os alunos estão inseridos, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.

Explicação:


claudio27139: Nota 10! Obrigado
Respondido por LarissaMoura3
7

1- A utilização do jogo por alunos e professor deve ser intencional.

De acordo com a autora do texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, o jogo deve ser utilizado de forma intencional.

2- Permite ao professor elaborar situações-problema para que os alunos aperfeiçoem suas estratégias de jogo.

De acordo com o texto em questão, o professor pode realizar a elaboração de situações-problema que visem o aperfeiçoamento das estratégias de jogo.

3- Por meio do jogo, os alunos investigam as propriedades matemáticas de determinado conceito.

A instigação das propriedades matemáticas pelos alunos não compreende uma tendência didático-pedagógica.

4- Resgatar as brincadeiras que as crianças já conhecem, valorizando sua cultura lúdica e relacionando tais brincadeiras a conteúdos da sala de aula, pode desencadear processos de ensino e de aprendizagem.

A relação entre jogos e ensino consiste no resgaste das brincadeiras conhecidas pelas crianças, de forma a valorizar a cultura lúdica.

5- A prática com jogos em sala de aula pode ser um resgate da cultura lúdica na qual os alunos estão inseridos, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.

A autora defende que a prática com jogos em sala de aula é um instrumento de resgaste lúdico dos alunos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes