EdnaQ
Ensino superior Administração 5+3 pts
Caso : Se não fosse eu aqui! Sou gestor desse hospital e também chefe do setor cirúrgico. Estou indo à sala de cirurgia e observo o que há pelo caminho, para poder identificar possíveis problemas. Vejo que muitas coisas poderiam ser feitas para acelerar o processo de atendimento do público e facilitar o trabalho de todos, atendentes, enfermeiros, faxineiros e recepcionistas. Também observei que se melhorássemos um pouco o ambiente e o tornássemos mais alegre e claro, com pinturas em cores relaxantes, os pacientes deitados em suas macas e camas teriam uma visão mais agradável e não se sentiriam tão deprimidos. Chego à sala de cirurgia e noto que há muita gente para uma cirurgia que eu considero de grau simples. Talvez se eu tivesse um pouco mais de tempo poderia pensar nessas mudanças todas de que eu senti necessidade e ainda conversar com os meus auxiliares sobre melhores e mais práticos métodos de trabalho. Esqueça! É impossível pensar, sozinho, em tudo por aqui.
a) Como você aplicaria os ensinamentos de Taylor no caso acima?
b) Discuta como os princípios do “espírito de equipe” e de “divisão do trabalho” de Fayol podem ser aplicados no caso “ Se não fosse eu aqui”
Soluções para a tarefa
Respostas.
a) Aplicação dos ensinamentos de Taylor.
Lendo o texto fica bem claro que a administração do hospital vai de mal a pior, pois, os gestores de todas as áreas de atuação não estão conseguindo ter uma visão crítica para "facilitar o trabalho de todos" e tornar a instituição mais dinâmica para atingir os objetivos propostos em sua prestação de serviço ao público. Também observo que não há transparência, proximidade e compromisso dos gestores, como o narrador diz "Esqueça! É impossível pensar, sozinho,em tudo por aqui." Isto significa que deveria ser tomados os seguintes passos para melhorar a gestão do hospital.
1) Em primeiro lugar, cobrar responsabilidades dos gestores e planejar o que deve ser feito para melhorar o processo em cada situação a qual foi identificado os possíveis problemas e oportunidades de melhorias.
2) Contratar uma auditoria externa para fazer um mapa (um raio x) da instituição, o qual nos mostrasse se estamos mesmo atingindo as metas com eficiência e real satisfação do cliente. Este mapa da instituição também deveria nos mostrar se é necessário investir mais na qualificação dos funcionários e se for necessário,definir, onde, como, quando e quanto custará para atingirmos as metas.
3) Fazer auditorias internas para checar se as metodologias definidas e ações propostas estão sendo executadas com qualidade e dentro das metas.
4) Definir quem fazer, oque fazer e quando fazer, através de distribuição de cargos e hierarquia para que possam ser cobradas responsabilidades e cumprimento das metas estabelecidas.
b) "Princípios do espírito de equipe e de divisão do trabalho" de Fayol.
"Princípios do espírito de equipe e de divisão do trabalho" de Fayol.
Espírito de equipe: Como o próprio texto diz á uma lacuna a ser preenchida na gestão do hospital no que diz respeito ao espírito de equipe de Fayol. O próprio gestor e chefe do setor cirúrgico narra a seguinte frase: "Esqueça! É impossível pensar, sozinho, em tudo por aqui."
Este princípio, de espírito de equipe, deve existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa. Tanto o diretor, gerente, chefe, supervisor… que desempenham essas atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais devem compartilhar dele.
Trabalhando com os gestores focados em ter harmonia e união, o que se deve fazer é que cada um desenvolva isto com sua equipe e uma boa sugestão para se trabalhar o espírito de equipe é que, dever ser feito reuniões de tempestade de ideias para que a própria equipe ajude a desenvolver melhorias no setor de trabalho, melhorias de relacionamento e atendimento ao público. Pois quando as pessoas começam a ter suas ideias expostas e até mesmo implantadas se sentem motivadas e isto promove e melhora o moral de equipe.
Divisão do trabalho: Com toda equipe do hospital trabalhando em um ambiente harmônico, unido e motivado, deve, se trabalhar para que toda atividade desenvolvida seja especial independente da área de atuação e por fim distribuir a todos a divisão clara das tarefas e identificar se todos estão capacitados, qualificados e treinados a desenvolver com êxito suas atividades.
NÃO SEI SE ESTÁ CERTA MAS É O QUE ENTENDI DO ASSUNTO.