É válido simplificar a linguagem de um clássico? Em meados de 2014, uma polêmica agitou os meios literários e educacionais brasileiros: uma escritora decidiu publicar, com o apoio de lei de incentivo do Ministério da Cultura, uma adaptação simplificada do conto "O alienista", de Machado de Assis. Para justificar seu projeto, a escritora alegou que a dificuldade da linguagem do texto original afasta os jovens da leitura desse autor - um dos maiores escritores brasileiros. Entre educadores, críticos literários e jornalistas, as opiniões se dividiram: houve quem concordasse com ela e aprovasse a iniciativa; houve quem tachasse o projeto de equivocado e até de criminoso. Nos textos que acompanham a proposta de redação deste mês, apresentamos algumas das opiniões em conflito, para você formar uma ideia do debate. A partir delas e de seus próprios conhecimentos e opiniões, redija uma dissertação expondo o seu ponto de vista sobre esse tipo de adaptação de obras literárias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É possível sim simplificar a linguagem de um livro clássico para diversos fins, a escritora o fez com boas intenções para incentivar a leitura de jovens dado que muitas vezes estes não se interessam por livros com linguagem rebuscada e através do ato de simplificar a linguagem talvez seria possível atrair mais jovens para aprender mais sobre estes.
A prática desse tipo de estudo é fundamental para que possamos compreender a importância da leitura, muitas pessoas não concordaram com o trabalho da escritora, todavia a intenção dela foi boníssima.
Perguntas interessantes