É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que considerasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política, 1983. Fonte: Unesp)
1. O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que: * 1 ponto
a) Bolívar liderou a luta de libertação contra as forças espanholas alojadas no Vice-Reino do Peru. Ele e seus liderados consolidaram a independência do Peru (1824) e da Bolívia (1825).
b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil no qual auxiliou na sua independência em 1822.
d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano-peruana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
dia:22/06
ed.física:1)d 2)b
história:1)a 2)c
português:1)b 2)a
matemática:1)b 2)c
arte:1)d 2)d
desculpa se estiver errado
espero ter ajudado:)
Respondido por
0
1)A
2)C
sejam feliz pq ja ja e feriass iruu
Perguntas interessantes