É trabalho pra amanhã, por favor!!! me ajudem
1. Qual a localização geográfica do estado do rio de janeiro?
2. Caracterize o relevo do estado do rio de janeiro
3. Por que o relevo do estado do rio de janeiro pode ser considerado variado?
4. Quais são as duas unidades de relevo estabelecidas no estado?
5. Quais climas predominam no estado do rj? caracterize as regiões de ocorrência, bem como os respectivos índices de pluviosidade no inverno e verão, temperaturas médias e médias de chuvas anuais
6. Quais são os principais biomas do estado do rj?
7. Como se encontra a vegetação original atual? Esse índice é baixo ou elevado?
8. Indique a vegetação com base na sua localização, no litoral do estado e no seu entorno
9. Como é possível caracterizar a hidrografia do estado?
10. Indentifique a importância do rio Paraíba do Sul
Soluções para a tarefa
1-Localização Geográfica: região Sudeste do Brasil
2-O relevo do Estado do Rio de Janeiro é muito variado, desse modo apresenta entre outros, escarpas elevadas, mares de morros, colinas e vales, rochas diversificadas, além de uma extensa área de planalto que ocorre em todo oeste do território.
3-O relevo do Estado do Rio de Janeiro é muito variado, desse modo apresenta entre outros, escarpas elevadas, mares de morros, colinas e vales, rochas diversificadas, além de uma extensa área de planalto que ocorre em todo oeste do território.
4- Existem no Estado três unidades de relevo: a Baixada Fluminense, que corresponde às terras situadas em geral abaixo de 200m de altitude, o Planalto ou Serra Fluminense, acima de 200 metros e os Maciços litorâneos como o Corcovado.
5-O Rio de Janeiro possui um clima quente com áreas úmidas, semi-úmidas e secas. Nas áreas onde há a predominância do clima úmido, quase todos os meses do ano são chuvosos, já nas áreas onde predomina o clima semi-úmido, de quatro a seis meses são secos, isto é, quase não chove neste período, por fim, nas áreas de clima tropical seco, são mais de sete meses de pouca chuva (CEPERJ, 2010). É importante ressaltar que a há diferenças nos conceitos de clima e de tempo meteorológico. Assim, o tempo é uma combinação passageira da atmosfera, já o clima resulta de condições que perduram por um período mais longo. O tempo é uma combinação transitória, concreta, de comportamentos dos elementos, caracterizando um estado atmosférico momentâneo (CONTI & FURLAN, 1996). O clima, segundo MARTINELLI (2010) é a série de estados da atmosfera acima de um lugar em sua sucessão habitual.
6-Mata Atlântica: o bioma do Rio de Janeiro. A cidade, e também todo o estado do Rio de Janeiro, estão completamente inseridos na Mata Atlântica. Com ecossistemas como restingas, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais, o bioma é um dos mais ricos do mundo em biodiversidade
7-Diante da ocupação passada, realizada no Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da pecuária, existe atualmente somente cerca de 9% de toda vegetação original, as áreas remanescentes estão dispersas em lugares de difícil acesso. Basicamente são identificadas três variações vegetativas, no litoral e entorno o mangue e floresta Atlântica, no interior a floresta Tropical.
No Estado ocorrem as florestas do tipo Ombrófila, vegetação costeira (manguezais, restinga, praia), campos de altitude e campos de planície, embora essas características tenham perdido grande parte de suas reservas.
8-Basicamente são identificadas três variações vegetativas, no litoral e entorno o mangue e floresta Atlântica, no interior a floresta Tropical.
9-Com 55.467 km2 o país ocupa o primeiro lugar em rede hidrográfica, isso devido à sua extensão. A riqueza hídrica nacional favorece a presença de rios de grande profundidade, além de rios largos e extensos, em decorrência do tipo de relevo predominante no país forma rios de planaltos.
10-O rio Paraíba do Sul é um curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro. O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.
ESPERO TER AJUDADO!!!!!! (DEU TRABALHO)