é sobre a série catedral de Rouen.
a) Produza um texto relatando o movimento artístico deste período,suas principais características e qual a importância desta obra para a história da arte.
b) Qual o tema central da pintura?
c) O que provocou nas pessoas daquela época?
d) O que você sente ao observá-la?
(desespero pt2 valendo mais)
Soluções para a tarefa
Explicação:
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na pintura no final do século XIX, na França. Influenciou também a música, que passou a adotar suas idéias por volta de 1890.
Apesar de não se considerar um impressionista, foi em torno de Édouard Manet que se reuniu grande parte dos artistas que passaram a ser chamados de Impressionistas. O movimento tem como característica romper os laços com o passado, várias obras de Manet são inspiradas na tradição, porém serviu de inspiração para os novos artistas.
Os pintores impressionistas pesquisavam a produção pictórica, não se interessavam em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade e sim na criação de novas formas de registrar a luz e as cores, decompondo-as, captando o instante em que a ação acontecia. As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza.
A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.
Foram pintadas cerca de trinta telas, onde reproduz o jogo de luz e as inúmeras mudanças na atmosfera, em vários momentos do dia, através da fachada da catedral.
Aqui, o tema central não é a catedral, pois sua arquitetura é quase imperceptível, mas a variação da luz sobre sua fachada, em diversos momentos do dia.
Essa série é famosa no mundo inteiro.
Artistas e críticos acolheram muito bem essa série de Monet, pois tratava-se de um grande acontecimento. Como escreveu Georges Clemenceu, tratava-se de “uma forma nova de olhar, de sentir, de expressar uma revolução”.
Tanto é que artistas como Picasso, Braque ou Lichtenstein viram essa série de pinturas sobre a Catedral de Rouen como “de importância fundamental na história da arte”, pois “obrigaria gerações inteiras a mudar suas concepções”.
O pintor chegou a duvidar de sua capacidade de poder transferir para a tela as diferentes mudanças cromáticas, ao pintar a Catedral de Rouen, em diferentes momentos.
Monet desabafou dizendo que “tudo muda, inclusive a pedra”.
A)
A série a catedral de Rouen, faz parte do movimento artístico do
impressionismo.
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na pintura no final do século XIX, na França. Influenciou também a música, que passou a adotar suas ideias por volta de 1890.
O movimento tem como característica romper os laços com o passado, várias obras de Manet são inspiradas na tradição, porém serviu de inspiração para os novos artistas.
Inspirados na produção pictórica para criação de novas formas de registrar a luz e as cores, decompondo-as, captando o instante em que a ação acontecia.
As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza.
B)
O tema central não é a catedral, pois sua arquitetura é quase imperceptível, mas a variação da luz sobre sua fachada, em diversos momentos do dia.
C)
Artistas e críticos daquela época acolheram muito bem essa série de Monet, pois tratava-se de um grande acontecimento. Como escreveu Georges Clemenceu, tratava-se de “uma forma nova de olhar, de sentir, de expressar uma revolução”.
Tanto é que artistas como Picasso, Braque ou Lichtenstein viram essa série de pinturas sobre a Catedral de Rouen como “de importância fundamental na história da arte”, pois “obrigaria gerações inteiras a mudar suas concepções”.
D) A pintura nos provoca a sensação de observar a catedral em diferentes momentos do dia, mostra a mágica que só a natureza é capaz de criar.