E se "tipo" não for bandeira de pobreza vocabular, mas marcador sofisticado? Tipo, "tipo" é tipo imbatível na hora de determinar aquilo que mais, tipo, enlouquece pais e professores na linguagem tipo "jovem", se bem que já tem tipo décadas que as pessoas falam tipo assim. Também é verdade que toda repetição insistente incomoda quando prestamos atenção nela. O que não faz sentido é dizer que as pessoas falam assim por lhes faltarem palavras e ideias – isto é, por serem tapadinhas. Ou afirmar que a palavra é um indeterminador pastoso que revela a dificuldade das novas gerações para declarar algo com firmeza: nada seria exatamente assim, mas sempre "tipo assim". Vou mais longe. Em vez de tornar o enunciado pastoso, traduzindo insegurança, é como se "tipo" solicitasse a cumplicidade do interlocutor no reconhecimento sofisticado de uma série de padrões sociais de relação entre palavras e coisas. A inteligência de sua função metalinguística merece ser mais estudada. Mas que o pessoal abusa, abusaDe acordo com o texto, o marcador "tipo", muito utilizado pelos jovens em sua fala, possui uma função no discurso que é Arefletir sobre aspectos da própria língua. Bconvencer o interlocutor de sua opinião. Cestabelecer contato com o interlocutor. Denriquecer dramaticamente o discurso. Econfirmar uma informação verificável
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
estabelecer contato com o interlocutor. (letra c)
Podemos ver que a alternativa c é correta principalmente pela passagem
"Vou mais longe. Em vez de tornar o enunciado pastoso, traduzindo insegurança, é como se "tipo" solicitasse a cumplicidade do interlocutor..."
Solicitar cumplicidade implica em estabelecer contato. portanto a letra c) está correta.
A letra a) está errada, por que apesar deste texto em específico se enquadrar na letra a), os jovens que falam "tipo" não o fazem por refletir sobre aspéctos da própria linguagem.
A letra b) está errada por que o texto diz que o jovem quer estabelecer conexões. O uso do "tipo" certamente não traz convencimento. da mesma forma, a letrae) está errada.
A letra d) está errada por que a expressão "tipo" é acusada de empobrecer a linguagem (apesar do autor vir em defesa do uso da expressão).