E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR?
O título dessa aula pode soar um pouco estranho à primeira vista. Mas, se você parar e refletir, vai ver que a pergunta é mais que pertinente. Afinal, ver um produto quebrar com pouco tempo de uso ou não encontrar peças de substituição para um aparelho eletrônico ainda em boas condições e ser "convencido" de que é melhor (e custa quase o mesmo) comprar um novo, parece ser uma experiência compartilhada por consumidores em todas as partes do mundo. A chamada obsolescência programada, uma estratégia da indústria que nasceu na primeira metade do século 20, em resumo, é justamente isso: fabricar produtos com "prazo de validade". Daí para o imenso problema do lixo eletrônico, gerado por uma quantidade também imensa de dispositivos descartados (ou porque "expiraram", ou porque a sociedade de consumo está sempre ávida pelos modelos mais recentes), é
Soluções para a tarefa
Resposta: consumismo e o marketing são os grandes vilões por trás de tanto descarte desnecessário de bens eletrônicos, o impulso de sempre querer algo melhor, superior e nunca se contentar com o que já se tem.
São poucas as empresas que hoje em dia se preocupam com a qualidade e prazo de vida útil de seus aparelhos eletrônicos, tais empresas sofrem um grande recesso econômico por seguirem essa conduta pouco aplicada no marcado.
Consequentemente as empresas que fornecem melhores tecnologias recorrentes são as que mais lucram no mercado, há certas empresas que conseguem conciliar a qualidade de seus produtos e prazos de validade aceitáveis, porem as mesmas buscam recuperar o lucro perdidos de outras formas, como aumentando o valor final dos mesmos, ou criando mais opções que ‘’obrigam’’ e atiçam os consumidores a comprar.
Conforme a gerações vão se passando, o lixo acumulado cresce cada vez mais em proporções catastróficas para o meio ambiente, pois não se pode descartar aparelhos eletrônicos em qualquer lugar.
Um mercado que vem se desenvolvendo com os anos na nossa geração, são os recicladores, nos quais utilizam da matéria prima já criada para torna-la nova de novo, evitando assim a poluição do meio ambiente.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO :)