Administração, perguntado por thaizinhakurtz97, 1 ano atrás

É sabido que Capital de Giro são os “recursos que sustentam as operações empresariais diárias”. Isso é válido para todo tipo de empresa, da padaria da esquina à maior multinacional do planeta e até para governos. No caso das empresas, esse recurso pode ser dos próprios sócios ou ter sido obtido através de empréstimos (financeiros ou não).

Embora Capital de Giro seja o termo mais utilizado, na prática, as empresas se preocupam mesmo é com a Necessidade de Capital de Giro (NCG), ou seja, a necessidade permanente de recursos causada pelo fato de as saídas de caixa (pagamentos) ocorrerem antes das entradas de caixa (recebimentos). Chamando-se de “ativo cíclico” ou "operacional" a soma das contas cíclicas do ativo circulante e de "passivo cíclico" ou "operacional" a soma das contas cíclicas do passivo circulante, a Necessidade de Capital de Giro pode ser assim definida: NCG = ativo cíclico - passivo cíclico.

Sendo: ativo cíclico - passivo cíclico = duplicatas a receber + estoques (e outras contas a receber de natureza operacional) e passivo cíclico = fornecedores + impostos + salários a pagar (e outras contas a pagar de natureza operacional).

Uma NCG positiva indica que a empresa precisa de recursos para financiar seu ciclo operacional. Quando a empresa não consegue crédito junto aos seus parceiros “naturais”, ela é, normalmente, obrigada a recorrer a empréstimos bancários. Nesses casos, o risco de insolvência tende a aumentar, mas há exceções, por exemplo, no caso de empresas cujos ciclos são tão longos que, para não sobrecarregar seus parceiros comerciais, elas acabam preferindo recorrer a empréstimos bancários.

Para resolver este Desafio, você deverá explicar por que a NCG é mais crítica no Brasil do que em outros países, tanto para as empresas como para os consumidores finais.

Soluções para a tarefa

Respondido por euge
32

Resposta:

O grande problema da NCG no Brasil é que, quando as empresas precisam recorrer a empréstimos bancários para supri-la, elas encontram os juros mais altos do mundo. Não havendo outra solução, as empresas pagam esses altos juros e acabam repassando tais custos financeiros aos consumidores finais, por meio do aumento do preço dos produtos, ou seja, os altos juros afetam a todos, mesmo aqueles que não fazem uso direto deles.

Explicação:


etielesantana: Cuidem resposta padrão...
Respondido por LarissaMoura3
36

A NCG (necessidade de capital de giro) é muito mais crítica no Brasil do que nos demais países, devido ao fato de apresentar altos juros de crédito bancário a curto prazo, visto que os mesmos são cobrados para o financiamento do efeito tesoura.

Além do mais, os impostos e a burocracia em cima das empresas é bastante grande no Brasil, em que tal burocracia é enorme para a abertura de uma empresa no Brasil, o que necessita de um capital de giro muito alto.

Bons estudos!

Perguntas interessantes