É sabido que a radiação ionizante pode causar danos irreversíveis a saúde. Contudo, mesmo com os possíveis danos da radiação, a medicina avançou muito no diagnóstico e tratamento devido a descoberta da radiação ionizante. Cabe ressaltar nesse ponto, o câncer, que até pouco tempo atrás era uma sentença de morte.
Hoje os pacientes têm acesso a terapias, chances reais de remissão e até mesmo a cura, contando com a radioterapia, o radiodiagnóstico e medicina nuclear.
Tendo em mente as aplicações médicas e sabendo que radiação é a energia emitida por uma fonte, que se propaga pelo espaço e tem a capacidade de penetrar materiais, conseguimos ter um arsenal de aplicações.
Contudo ainda a sociedade ainda tem muito medo quando o assunto é radioatividade ou radiação ionizante, devido aos grandes acidentes como Chernobyl e a exposição do Césio-137 em Goiânia.
Essas ocorrências envolveram a liberação de elementos radioativos, sem proteção ou medidas de controle algum, levando a ampla exposição, deformações e mortes.
Porém esse medo, não é devido apenas aos acidentes e sim a falta de informação que a sociedade não consegue compreender sobre o assunto, falta conscientização. A contribuição da radiação ionizante para a saúde é inegável, para tratamento e diagnóstico. Os efeitos, sendo benéficos ou maléficos, dependem de diversos fatores como, tipo da radiação empregada, tempo de exposição e intensidade da exposição.
De acordo com o texto, classifique as afirmações abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que contemple a ordem correta:
( ) O acidente de Goiânia ocorreu em 1987 através do elemento radioativo Césio-137. O fator que aumentou a gravidade desse acidente foi que nesse caso ocorreu tanto o processo de contaminação, quanto o processo de irradiação através de um elemento altamente radioativo.
( ) O acidente ocorrido em Chernobyl na Ucrânia, fez com que a cidade ficasse inabitada durante 24 mil anos. Isso se dá devido a quantidade de material radioativo que havia na usina, assim como o tempo de meia vida do composto/elemento e atividade radioativa.
( ) O principal problema de um acidente nuclear como no caso de Chernobyl é causado pela irradiação. Pois a irradiação tem alcances longos capazes de ionizar estruturas longe do local da emissão. Se tivesse ocorrido apenas a contaminação, a região já poderia ser habitada.
( ) Pacientes que são submetidos ao tratamento de câncer com radioterapia, sofrem os danos da radiação no organismo todo. Os principais efeitos colaterais são, queda de cabelo, unhas fracas, falta de paladar e diminuição da imunidade fisiológica.
( ) O tratamento de quimioterapia, utiliza fontes naturais de radiação. É gerado um composto radioativo, através de radio fármacos e administrado de forma intravenosa. Sendo assim o paciente sofrerá danos relacionados aos efeitos estocásticos da radiação.
Após marcar V ou F, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
V, V, F, F, F
b)
V, F, F, V, F
c)
F, F, V, V, V
d)
V, F, V, F, V
e)
F, F, V, F, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
d
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
Letra D
Explicação:
jfabiomongessilva:
errado
Perguntas interessantes
Administração,
3 meses atrás
Biologia,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás